ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Genômica permite "viagem no tempo" e resgate de características de bovinos do passado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os cientistas anunciaram a descoberta de um novo conjunto de informações e marcadores genéticos detalhados em bovinos africanos que estão associados a características valiosas, como tolerância ao calor e à seca, a capacidade de controlar a inflamação e infestações de carrapatos e resistência a doenças devastadoras na pecuária, como a tripanossomíase. 
 
Os resultados, publicados na edição de outubro da  Nature Genetics , surgiu de um esforço colaborativo para sequenciar os genomas de 172 bovinos indígenas conduzido por cientistas do International Livestock Research Institute (ILRI) com base em Addis Ababa e Nairobi; Universidade Nacional de Seul (República da Coréia); Agência de Desenvolvimento Rural (RDA, República da Coréia); Universidade de Cartum (Sudão); Centro de Genética e Saúde Animal Tropical (CTLGH, Escócia); Universidade Sueca de Ciências Agrárias (Suécia); e a Universidade de Nottingham (Reino Unido). 
 
“Acreditamos que esse conhecimento possa ser utilizado para criar uma nova geração de bovinos africanos que tenham algumas das qualidades dos bovinos europeus e americanos, produzindo mais leite e carne por animal, mas com o rico mosaico de características que permitem o gado africano ser mais resistente e sustentável ", disse Olivier Hanotte, Cientista Principal do ILRI, Professor de Genética da Universidade de Nottingham e líder do programa CTLGH, que liderou o trabalho no ILRI. 
 
Hanotte e seus colegas embarcaram em uma espécie de "viagem genômica no tempo" que, pela primeira vez, permitiu aos cientistas traçar a jornada genética que tornou o gado africano tão adaptável. Eles descobriram o que o coautor Steve Kemp, diretor do programa LiveGene do ILRI e vice-diretor do CTLGH descreveu como uma "sacudida evolutiva" que ocorreu de 750 a 1.050 anos atrás: a chegada de raças de gado asiáticas na África Oriental com características genéticas que fariam a produção de gado possível em ambientes africanos diversos e exigentes. 
 
O trabalho de sequenciamento do genoma produziu evidências de que os pastores indígenas começaram a criar gado asiático, conhecido como zebu, com raças locais de gado conhecidas como taurinos. Em particular, o zebu ofereceu características que permitiriam ao gado sobreviver em climas quentes e secos, típicos do Chifre da África. Mas, ao cruzar os dois, os novos animais que surgiram também preservaram a capacidade dos taurinos de resistir a climas úmidos, onde doenças transmitidas por vetores, como a tripanossomíase, são comuns.
 
As informações são do Agrolink.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures