Uruguai: vendas de leite em pó à Venezuela são adiadas
O Governo venezuelano, através do Ministério da Alimentação (Minal) - que outorga as licenças de importação a seus fornecedores - informou sobre a necessidade de adiar os embarques de leite em pó previstos para 2009-2010 devido a um excesso de estoque e também pela pressão dos produtores de leite locais.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) tem um negócio firmado desde agosto de 2008 de 20.000 toneladas de leite em pó a ser exportado à Venezuela, a um preço mais alto do que o do mercado internacional nesse momento, mas até agora não enviou nenhuma tonelada, apesar de ter o contrato firmado. No entanto, a cooperativa chegou a exportar um pequeno volume de queijos ao mercado venezuelano.
A empresa Ecolat começou em maio com o embarque de suas primeiras 500 toneladas à Venezuela. O envio seguinte era para ser de 1.000 toneladas que deveriam ter sido embarcadas em junho, mas não foram, e o produto já está embalado em bolsas especiais. Executivos da Ecolat viajaram à Venezuela na semana passada para destravar a situação, mas conseguiram poucos resultados, segundo fontes da empresa. Nos últimos meses, a Ecolat fez ampliações em sua planta industrial e captou novos produtores para cumprir com este negócio. Agora, parou a produção, esperando uma solução ao problema.
Algumas empresas uruguaias fabricantes de queijos que exportam para a Venezuela estão com dificuldade para receber o pagamento por alguns produtos exportados. A mais afetada por esse problema é a empresa Calcar, que exporta habitualmente aos compradores venezuelanos queijos como Gouda e um pouco de parmesão.
Outras empresas buscaram diversificar mercados e venderam partidas menores para se proteger dos problemas que estão sendo gerados no mercado venezuelano.
A reportagem é do El País Digital, adaptada e traduzida pela Equipe Milkpoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.