Uruguai: produtores de leite trabalham com perdas

Os produtores de leite do Uruguai continuam trabalhando com perdas e surgem mais números provando isso. Agora, um estudo da Oficina de Programação e Política Agropecuária (Opypa) mostrou que no mês de abril, o preço do leite ao produtor baixou 52% com relação ao mesmo mês de 2008.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite do Uruguai continuam trabalhando com perdas e surgem mais números provando isso. Agora, um estudo da Oficina de Programação e Política Agropecuária (Opypa) mostrou que no mês de abril, o preço do leite ao produtor baixou 52% com relação ao mesmo mês de 2008. No entanto, em abril, os preços dos produtos lácteos vendidos pelas indústrias do Uruguai, tanto no mercado interno como internacionalmente, apresentaram um aumento de 16% em dólares em 17% em pesos com relação ao mês anterior.

O trabalho também demonstrou que, em abril, a participação do preço por litro de leite pago ao produtor no preço por litro de leite vendido pela indústria caiu em 14% com relação a março.

Segundo a Associação Nacional de Produtores de Leite do Uruguai, de setembro de 2008 a março de 2009, o produtor acumulou uma perda estimada de US$ 109/hectare, que representou pouco mais de US$ 16.000. O dinheiro necessário para cobrir seus pagamentos, segundo a associação, foi conseguido à base de um endividamento com as firmas fornecedoras de insumos e com as próprias associações.

A reportagem é do El País Digital, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?