UE: reunião extraordinária discutirá crise no setor

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) farão uma reunião extraordinária em 5 de outubro para discutir a crise no setor leiteiro, informou a presidência da Suécia na UE na quarta-feira (23). Um porta-voz da presidência confirmou a data da reunião, que será realizada em Luxemburgo. A reunião foi pedida pela França, um dos países líderes na produção de leite na Europa e onde os produtores começaram a descartar leite na semana passada em protesto contra os baixos preços.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) farão uma reunião extraordinária em 5 de outubro para discutir a crise no setor leiteiro, informou a presidência da Suécia na UE na quarta-feira (23). Um porta-voz da presidência confirmou a data da reunião, que será realizada em Luxemburgo.

A reunião foi pedida pela França, um dos países líderes na produção de leite na Europa e onde os produtores começaram a descartar leite na semana passada em protesto contra os baixos preços. Cerca de 80.000 produtores de leite em toda a Europa se uniram ao boicote de abastecimento de leite, que já descartou milhões de litros em protesto.

A European Milk Board, que está liderando o protesto, ficou satisfeita com a reunião e disse que pressionará os ministros sobre a necessidade de reformas políticas no setor leiteiro. "O que queremos é uma posição igual para todos na cadeia leiteira. As políticas que temos agora são boas para a indústria de lácteos, mas muito ruins para os produtores", disse a representante dos produtores de leite holandeses, do Dutch Dairymen Board (DDB), Sieta van Keimpema.

Os produtores estão demandando que a Comissão Europeia remova o excesso de leite do mercado. França e Alemanha já fizeram um projeto de uma nova regulamentação para os produtores de leite, que lutam contra os baixos preços. O plano inclui medidas como aumento nos subsídios de exportação para manteiga, leite em pó e queijos, mudanças de longo prazo, como possibilitar as compras de intervenção durante o ano todo e o desenvolvimento de acordos contratuais entre produtores e processadores.

A reportagem é da Reuters, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2009

A notícia é alarmante, pois na União Européia estão articulando um plano para remover o excesso de leite e melhorar o preço ao produtor, envolvendo subsidios à exportação de manteiga, leite em pó e queijos.

É o salve-se quem puder!

Esperamos que o ministro Stephanes e as autoridades brasileiras estejam atentas e salvem o produtor brasileiro, tomando medidas compensatórias adequadas para que a entrada desses produtos subsidiados no Brasil não prejudiquem a pecuária leiteira brasileira, levando o Brasil a tornar-se, a exemplo do que foi no passado, novamente grande importador de leite, e povocando a perda de postos de trabalho e renda no interior do País.

É preciso estar atendo também para que esse leite subsidiado não entre através de triangulações com a Argentina e Uruguai em operações que podem envolver indústrias nacionais que podem querer aproveitar a crise para aumentar seus ganhos sem se preocupar com os prejuisos causados ao elo básico da nossa cadeia produtiva, cujas consequências podem perdura por vários anos.

Marcello de Moura Campos Filho
Presidente da Leite São Paulo
Qual a sua dúvida hoje?