Como parte de seus esforços para ajudar a estabilizar o mercado de lácteos europeu, a Comissão Europeia propôs estender o período para compras de manteiga e leite em pó desnatado subsidiadas, para os estoques públicos de intervenção.
Os preços globais do leite têm caído dramaticamente nos últimos meses, principalmente devido a uma queda na demanda relacionada à crise financeira e econômica. Desde o começo desse ano, a Comissão iniciou uma ajuda para estocagem privada de manteiga e reintroduziu subsídios de exportação para produtos lácteos.
Normalmente, as compras de intervenção são limitadas a 30.000 toneladas de manteiga e 109.000 toneladas de leite em pó desnatado e estão somente abertas entre 1 de março e 31 de agosto de cada ano. A Comissão já comprou manteiga e leite em pó desnatado além desses limites (até agora, 81.000 toneladas de manteiga e 203.000 toneladas de leite em pó desnatado).
Agora, a Comissão propôs estender o período até o final de fevereiro de 2010 e propôs que deve ser autorizado, se a situação do mercado exigir, estendê-lo até o final de fevereiro de 2011. As compras além dos limites normais são feitas através de um procedimento de oferta.
Os dados são da Comissão Europeia, publicados no site Flexnews, adaptados e traduzidos pela Equipe MilkPoint.
UE propõe estender subsídios à exportação de lácteos
Como parte de seus esforços para ajudar a estabilizar o mercado de lácteos europeu, a Comissão Europeia propôs estender o período para compras de manteiga e leite em pó desnatado subsidiadas, para os estoques públicos de intervenção, até o final de fevereiro de 2010 e propôs que deve ser autorizado, se a situação do mercado exigir, estendê-lo até o final de fevereiro de 2011.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.