Na Europa, mas particularmente na Itália, a longevidade e o declínio dos nascimentos levam a um aumento da população idosa. O envelhecimento é acompanhado por mudanças fisiológicas e comportamentais, que também se refletem no tipo e na forma de consumo dos alimentos.
Um estudo do instituto norueguês de pesquisa de alimentos Nofima procurou prever o que e como os idosos independentes comerão em 2030. Isso, em linha com os programas de pesquisa da Comissão Europeia sobre a evolução dos sistemas alimentares em breve.
Pesquisas norueguesas mostraram que os idosos darão preferência à alimentação tradicional que viveram em família, em termos de aparência, sabor dos alimentos, embora essa referência à tradição mude de uma geração para a outra.
No entanto, os idosos em 2030 darão maior importância à forma como os alimentos são produzidos, de onde vêm e quais os ingredientes que contêm. O consumo de produtos fitoterápicos será maior que o dos idosos hoje.
O almoço continuará a ser a refeição principal, também como ocasião de convivência para o encontro, ainda que virtual, por meio de trocas sociais remotas possibilitadas por um maior uso das plataformas digitais.
As compras no ponto de venda continuarão sendo o canal de abastecimento alimentar preferencial, embora sem descurar a entrega ao domicílio de refeições preparadas, enquanto as compras online continuarão a expandir-se.
A questão da sustentabilidade será cada vez mais relevante na escolha dos alimentos: não do ponto de vista econômico devido à escassez de recursos como era o caso das gerações anteriores de idosos, mas da proteção do ambiente e das relações sociais.
Em 2030, haverá uma maior conscientização de que o produto adquirido deve ser bom, seguro e justo para a pessoa e para o planeta, o que também inclui um melhor aproveitamento dos alimentos para evitar o desperdício. Nisso, a tecnologia vai ajudar cada vez mais, por exemplo, com geladeiras inteligentes capazes de anunciar a próxima data de consumo dos produtos.
Vale ressaltar que, esses são desenvolvimentos novos e complexos, que a pesquisa e a inovação de produtos, juntamente com o marketing, precisarão seguir com atenção crescente.
As informações são do Portal Lechero, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
*Fonte da foto: Freepik