UE investiga preços do leite nas redes varejistas

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, está investigando se as redes de supermercados e fornecedores estão usando sua posição de mercado para manter altos os preços do leite, enquanto caem os valores pagos aos produtores.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, está investigando se as redes de supermercados e fornecedores estão usando sua posição de mercado para manter altos os preços do leite, enquanto caem os valores pagos aos produtores.

Os preços recebidos pelos produtores de lácteos voltaram aos níveis anteriores ao pico de 2007, mas, nos supermercados, o valor do leite ainda está 14% mais alto que aqueles níveis, afirmou Mariann Fischer Boel, comissária da UE para Agricultura, durante audiência ontem (01) no Parlamento Europeu. "Isso me faz pensar que há problemas na cadeia de fornecimento do leite e estou ansiosa para apresentar a conclusão da Comissão a respeito deste assunto até o final do ano", disse.

As informações são da Agência Estado, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Pereira Neto
JOSÉ PEREIRA NETO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/09/2009

Acho que a questão do atravessador tem sido tratada com muito romatismo no Brasil. O produtor rural tem de ter em mente que paternalismo ou maternalismo não irá resolver o problema. Ações de Governo, muito menos. Quem tem força, capacidade e competência para resolver o problema é o próprio produtor. Basta utilizar em primeiro lugar da união com responsabilidade e compromisso como, por exemplo, na medida em que o preço de determinado produto cai para o produtor, imediatamente toma-se medidas para regular sua disponibilidade para o mercado.

Quebrar a barreira do egoísmo na classe não é fácil mas é possível. Um pouco por meio de argumentos e outro por uso de força. Enquanto isto não acontece permanecemos trabalhando para eleger governantes, oferecendo alimentação bem baratinha. Nosso povo comprando barato fica feliz. Mal sabem que um dia a consequencia, quando vier, exigirá deles grandes sacrifícios por culpa destes que hoje os fazem extremamente felizes. A fonte que jorra mais do que acumula está fadada a secar. Mais dias, menos dias...José Pereira Neto.
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/09/2009

Boa Tarde Marcello de Moura,
Como sempre no nosso Paí­s as coisas só andam mediante pressão. Polí­tico ainda mais. Temos que enviar emails exigindo a apuração e punição se for o caso. Fora isso acho dificil sair alguma coisa.
Moacy Guilherme Botelho Coelho
MOACY GUILHERME BOTELHO COELHO

PINHEIROS - ESPÍRITO SANTO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 08/09/2009

No Brasil pode ate ser que vamos ter uma investigação, não será este ano! claro, pois o ano que vem tem eleições, e como o produtor não reclama e nem manda nada para campanha das crianças, vamos anunciar que vamos fazer isso ou aquilo, muita propaganda de abusos, mas ação mesmo! só depois das eleições. lembrei agora! depois das eleições também não vai ser! Pois depois desta eleição estaremos preparando para as eleições regionais. So se for MP? ai sim ! Hum, vai dar não! MP ta pensando em ter um aumento aprovado para os próximos anos, e ai vai que quem aprova num gosta! então vamos fazer de conta que estamos satisfeitos, eles faz de conta que são sérios. E o leite continua sendo o seguimento onde o produtor empobresse alegremente.

Moacy Botelho
Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/09/2009

Mariann Fischer Boel, dinamarquesa, filha de agricultores e casada com agricultor, Comissária de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia, é persistente e defende o que acredita ser o melhor para a agricultura e a área rural da Europa. Em discurso no Parlamento Europeu, disse que vai investigar se as redes de varejo e os fornecedores não estão abusando de sua posição no mercado, pois os preços aos produtores voltaram à situação anterior ao pico de 2007 enquanto no varejo permanecem 14% acima daqueles níveis.

Lembro que recentemente tivemos aqui no Brasil Audiência Pública justamente para verificar as discrepâncias entre os preços pagos ao produtor e os preços ao consumidor no varejo, e que a Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara afirmou que ia investigar, recorrendo inclusive ao Ministério Público se necessário.

Na Europa, tenho certeza que a investigação será realizada, e que Mariann Fischer Boel estará apresentando as conclusões ao Parlamento Europeu até o final do ano.

E aqui no Brasil, será que a Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara realizará de fato essas investigações, com a ajuda de entidades idôneas e até do ministério público se necessário? Será que as conclusões dessa investigação serão levadas ao plenário da Câmara e tornadas públicas?

Concordo com o amigo Roberto Jank Jr., que precisamos no Brasil de uma Mariann Fischer Boel, mas acho que para isso acontecer os produtores e suas entidades de representação precisam crescer muito.

Marcello de Moura Campos Filho
Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2009

precisa de uma Mariann Fisher Boel por aqui também...
daniel lenhardt
DANIEL LENHARDT

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2009

Bom dia caros leitores. Acho eu que enquanto alguem nâo tomar iniciativa de ir a fundo e saber o pq desta exploração com o produtor, onde os preços de insumos como ração e sal mineral vão a preços absurdos, e o preço do leite sobe alguns meses e por causa da ganancia de mercadistas que abusam em aumentos fazendo com que seu consumo caia, vai ser sempre a mesma coisa, algumas entidades fazem fogo dizendo que vão atrás para ver o que esta acontecendo, mas ate hoje não se pode ver um resultado se quer em relação a preços estaveis, ou pelo menos uma média anual onde se pode trabalhar sem precisar ficar pensando no que vai acontece no proximo mes.....isso é uma vergonha, termos que vender o produto um mes antes para depois saber se o preço vai cubrir gastos.
Qual a sua dúvida hoje?