Tetra Pak: consumo de leite caiu no Brasil de 2005-08

Apesar da crise econômica mundial, o consumo de leite deve continuar crescendo de forma constante ao longo dos próximos três anos - com mercados emergentes conduzindo grande parte deste crescimento - de acordo com uma pesquisa bianual feita pela Tetra Pak, sobre a indústria láctea. No entanto, a pesquisa revela que o Brasil apresentou queda de 1% no crescimento do consumo de leite no período de 2005 a 2008.

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Apesar da crise econômica mundial, o consumo de leite deve continuar crescendo de forma constante ao longo dos próximos três anos - com mercados emergentes conduzindo grande parte deste crescimento - de acordo com uma pesquisa bianual feita pela Tetra Pak, sobre a indústria láctea.

No entanto, a pesquisa revela que o Brasil apresentou queda de 1% no crescimento do consumo de leite no período de 2005 a 2008, semelhante à Rússia (-0,9%). De outro lado, Índia e China despontam com os maiores crescimentos de consumo no período, de 2,7% e 10,6%, respectivamente.

Gráfico 1. Taxa composta de crescimento anual do consumo de leite nos Top 10 mercado consumidores de leite*.

Figura 1
Clique na imagem para ampliá-la.

De acordo com a pesquisa, nos últimos quatro anos o consumo mundial de leites (inclui substitutos) atingiu uma taxa de crescimento anual composta de 2,4% - alcançando 258 bilhões de litros em 2008. Liderando grande parte deste crescimento estão os mercados emergentes, altamente povoados, como Índia e China, onde o contínuo crescimento da população e o aumento da renda, juntamente com as novas tendências e preferências alimentares, estão promovendo consciência, a procura e o consumo de produtos lácteos. De acordo com as conclusões da pesquisa da Tetra Pak, o consumo global de leite deve crescer a uma taxa anual de 2,2% até 2012.

Segundo a pesquisa, o mercado de leite não passará imune pela crise econômica. Analisando as atuais tendências de consumo, a pesquisa mostra que os consumidores estão cada vez mais economizando. Embora não parem de comprar leite, os consumidores passam a comprar os produtos cada vez mais pelo seu preço. Por exemplo, eles comprarão gradativamente mais produtos de marca própria - no Oeste da Europa, as vendas de produtos de marcas próprias representam hoje aproximadamente 36% das vendas totais de leite.

Mercados emergentes

A maior porcentagem do crescimento na indústria de lácteos (95,8% nos últimos 4 anos) se deu nos mercados emergentes - como Índia, Paquistão, Oriente Médio e China. Nesses mercados, o crescimento foi baseado principalmente no crescimento da população e no aumento da renda das famílias que, por sua vez, influenciou nos hábitos de consumo.

Na China, o consumo de leite - cujo crescimento foi de 13,4% de 2005 a 2008 - caiu temporariamente em 2008 devido à crise da melamina. Contudo, apesar da crise, o consumo de leite alcançou níveis recordes em 2008: 27 bilhões de litros (39,4 bilhões de litros quando incluídos a bebida de soja e alternativas lácteas). De fato, nos últimos 7 anos, o consumo de leite na China tem crescido a uma média de 2 bilhões de litros ao ano, tornando-se o segundo maior mercado consumidor de leite do mundo, depois da Índia.

As informações são da Tetra Pak, em Tetra Pak Dairy Index, adaptadas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.
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Roberto Jank Jr.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2009

A pesquisa está em descordo com a realidade apresentada pelo IBGE para os anos de 2005 a 2008.

<b>Resposta MilkPoint:</b>

Roberto,

A pesquisa da Tetra Pak engloba só o leite consumido nas residências: UHT, pasteurizado, pó e cru (informal). Há algum canibalismo entre essas alternativas.

Mais do que isso, não entra leite para food service (pó, por exemplo), pra queijo, iogurte, bebida láctea, etc. O consumo total certamente cresceu, como indica o IBGE.

Abs

Marcelo

PS: a Tetra por aqui confirma esses dados pela venda de embalagens.
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