Startup mineira - Laticin - entre as 10 finalistas no desafio do Thought for Food 2018

O Brasil foi escolhido para sediar o Thought For Food Summit, uma conferência anual de inovação na agricultura e cadeia de alimentos que envolve agentes de todo o mundo. A cidade do Rio de Janeiro concentrará as discussões por uma semana durante o mês de julho.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

O Brasil foi escolhido para sediar o Thought For Food Summit, uma conferência anual de inovação na agricultura e cadeia de alimentos que envolve agentes de todo o mundo. A cidade do Rio de Janeiro concentrará as discussões por uma semana durante o mês de julho.

Tradicionalmente, a conferência inclui na sua programação a final do TFF Challenge, uma competição que incuba e acelera novos projetos de alimentos e agricultura liderados por jovens que buscam respostas para a pergunta “como alimentamos 9 bilhões de pessoas até 2050 de forma sustentável?”.

Figura 1
Foto de uma das finais do TFF Challenge

Na disputa, pessoas de todo o mundo desenvolvem ideias e modelos de negócios relacionados às diversas partes da cadeia de alimentos — desde a produção até a distribuição, bem como o consumo e o desperdício.

Continua depois da publicidade

Foram mais de 800 equipes inscritas de 160 países avaliadas com base em seu potencial de impacto social e ambiental positivo, bem como na viabilidade científica e comercial de suas ideias. Da Austrália, Brasil, Gana, Jordânia, Quênia, Malásia, Nigéria, Reino Unido e Estados Unidos, as equipes finalistas de 2018 são tão diversas quanto suas soluções.

Entre as 10 finalistas, a mineira Laticin se destaca! Com o objetivo de modernizar a gestão dos pequenos e médios laticínios, a empresa desenvolve um software baseado em inteligência artificial para, através de análise preditiva, otimizar toda a cadeia produtiva, da coleta do leite à venda dos produtos lácteos. 

Figura 2
Parte do time da Laticin no processo de validação no Laticínio Santa Edwirges, em Cambuí

“Quando recebemos o comunicado sobre nossa seleção, a equipe ficou atônita. É um evento reconhecido no mundo inteiro e que pode gerar muitas oportunidades para a Laticin! Estamos empolgados com o networking e os conhecimentos que podemos adquirir com tanta gente incrível reunida.”, diz Ana Raquel, sócia da startup Laticin.

Figura 3
Logo da Laticin

Composta por 3 alunos da Universidade Federal de Itajubá (Ana Raquel Calháu, Cristiano Costa e Gabriel Roriz) e por dois consultores na indústria de alimentos de origem animal (Florisvaldo Pereira e Rosana Calháu), a equipe compõe o portfólio de startups residentes do LAB001, programa de pré-aceleração de startups de hardware e hardsciences dirigido pelo Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU). Com um problema latente, um mercado em expansão e um time maduro, a empresa tem evoluído em uma velocidade impressionante desde que iniciou operações em fevereiro de 2018. 

Continua depois da publicidade

“Em 4 meses de trabalho fizemos muitas validações na região do Sul de Minas. Nosso software está em testes com o laticínio Soberano em Maria da Fé e já recebemos contatos de outras duas empresas interessadas. Eu considero essa velocidade como resultado de um time competente, dedicado e complementar.”, diz Gabriel Roriz, um dos sócios da startup.

Recentemente a Laticin também foi selecionada entre as 20 startups operando no setor alimentício que competirão no desafio Sebrae Like a Chef durante a Fispal, Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e bebidas nos dias 13, 14 e 15 de Julho, em São Paulo.

Desde 2013, o TFF Challenge apoiou a criação de mais de 40 startups de alto impacto, entre elas a Agrosmart, também nascida dentro da Unifei durante o Startup Weekend, um evento para tirar ideias do papel em 54 horas, organizado pelo CEU.

Durante as próximas 9 semanas, os times escolhidos participarão do TFF Startup Bootcamp, um programa intensivo de aceleração, onde receberão orientação e treinamento para desenvolver ainda mais seus conceitos, reunindo feedback dos clientes, construindo estruturas organizacionais e aprimorando o modelo de negócios, com a chance de competir por até $25.000 no pitch final.

As informações são do Medium.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?