ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Prioridades ambientais são enviadas a Conselho Consultivo da Amazônia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Sociedade Rural Brasileira (SRB), com sede na capital de São Paulo, enviou carta ao Conselho Consultivo da Amazônia, criado por iniciativa de Itaú, Bradesco e Santander, com alguns de seus principais posicionamentos sobre questões ambientais. Teresa Vendramini presidente da entidade, fundada há 101 anos, foi a única representante do setor produtivo escolhida pelos três maiores bancos privados do país para fazer parte do conselho.

“A SRB condena os ataques que o agronegócio vem sofrendo por movimentos que desconhecem os dados reais do setor, mas não vai se envolver em questões políticas e ideológicas, que muitas vezes acabam pautando vozes radicais em ambos os lados”, diz a carta, que realça que a produção nacional de grãos cresceu 300% entre 1997 e 2020 a partir de um avanço de apenas 60% da área plantada.

“A área de vegetação preservada no Brasil é estimada atualmente em 61% do território. A ampla adoção de práticas sustentáveis como o plantio direto na palha e a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) tem contribuído para a preservação ainda maior do meio ambiente e até mesmo para a geração de créditos de carbono”, afirma a SRB.

A entidade faz coro com outras lideranças do setor e com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e também pede que as regras estabelecidas pelo Código Florestal sejam cumpridas.

“Solicitamos que o novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012 após amplas discussões com todos os segmentos da sociedade, seja efetivamente cumprido, regulamentado e fiscalizado. Discordamos de ações isoladas que vem sendo encaminhadas ao poder judiciário na tentativa de invalidar esta legislação”, afirma a carta enviada pela entidade.

E continua: “Defendemos que o Plano Amazônia atue na viabilização de recursos financeiros para a consolidação do CAR (Cadastro Ambiental Rural), eixo fundamental do novo Código Florestal Brasileiro. Uma das frentes deve ser o financiamento para o avanço do georreferenciamento”.

Por defender “os princípios democráticos, a livre iniciativa e a propriedade privada”, a SRB considera urgente a aprovação de um “amplo projeto de regularização fundiária para o Brasil, que respeite os marcos temporais, inclusive na questão indígena”. Segundo a entidade, “é necessário diferenciar o produtor rural legalizado, com registro no CAR e produção sustentável, daqueles que praticam atividades ilegais como a grilagem de terras”.

A SRB também reforçou que defende a soberania nacional em relação à Amazônia — “não apenas pelas riquezas naturais de seu território, mas também para que sejam respeitados os 28 milhões de brasileiros que vivem na região”. O Estado do Amazonas, realçou a carta, “tem uma área de 1,6 milhão de quilômetros quadrados, sendo que 97% desse território corresponde a floresta e vegetação nativa, ficando apenas 3% para agricultura, pecuária e áreas urbanas”. Para a entidade, é necessário ressaltar, sempre que possível, “que o Brasil tem a melhor legislação ambiental do mundo”.

Por fim, a carta manifesta apoio a iniciativas já anunciadas pelos bancos no lançamento do Conselho Consultivo Amazônia, entre as quais a viabilização de investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento social e ambiental, o estímulo as cadeias produtivas sustentáveis da região e o fomento de um mercado de ativos e instrumentos financeiros de lastro verde, além do apoio para o desenvolvimento de tecnologias com foco na bioeconomia.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures