ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

SP: VI workshop Controle do Carrapato do Boi está com inscrições abertas em Nova Odessa

O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abre as inscrições para o VI Workshop Controle do Carrapato do Boi com o tema “Carrapaticidas - Toxicologia, resíduos e alternativas”. O evento será dia 10 de agosto de 2017, na sede do IZ em Nova Odessa (SP).

O IZ, que já possui tradição no estudo do carrapato e seu hospedeiro – os bovinos –, visa atualizar o público-alvo como técnicos, produtores, professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, sobre o importante tema ao agronegócio.

Segundo a coordenadora do workshop, pesquisadora Cecília José Veríssimo, o carrapato que parasita os bovinos é da espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, e tem causado enormes prejuízos à saúde de animais susceptíveis. “O controle do carrapato está cada dia pior, devido ao problema da resistência do carrapato aos produtos químicos”, disse. “Por ser o carrapaticida, ainda, o principal meio de controle do parasita, o fenômeno da resistência está espalhado por todo o país e novas formas alternativas de controle são cada vez mais necessárias”, destacou Cecília.

“Para controlar o carrapato, os produtores têm aumentado a frequência das aplicações do carrapaticida, e a concentração do produto na solução, a despeito do que é indicado por bula. Por causa disso, têm sido cada vez mais comum a intoxicação de animais e de pessoas que aplicam os produtos, sem contar a contaminação ambiental e os resíduos na carne e no leite”, enfatizou Cecília.

Com esse enfoque, a pesquisadora, disse que foram convidadas pessoas ligadas à agricultura orgânica para darem seus depoimentos e levantarem alternativas para o problema. A ideia também é discutir a possibilidade de se criar animais com o uso mínimo ou nenhum de carrapaticida químico.

Palestras

No período da manhã, o workshop será aberto com o palestrante Fabio Barbour Scott, da UFRRJ, que explanará sobre “Ética na experimentação animal e testes de produtos antiparasitários” e com Carlos Perez, da ESALQ/USP, que abordará o tema “Carrapaticida nas pastagens: quando, como e o quê usar?”.

Logo em seguida, iniciará a primeira mesa redonda, com o tema “Carrapaticidas: é possível criar bovinos sem usá-los?”, será moderada por Evandro Massulo Richter, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Pinhais (PR), que coordenará os temas – “Produção de leite orgânico”, com Fabíola Fernandes Schwartz, veterinária e assessoria em Boas Práticas Agropecuárias, produção agroecológica e orgânica animal); “Criação de gado de corte susceptível”, por Paulo Renato Tamassia Pégolo, veterinário da CATI de Avaré (SP); “Controle seletivo em gado leiteiro e gado de corte”, com a pesquisadora do IZ, veterinária Cecília José Veríssimo; e Controle em gado leiteiro com Welber Daniel Zanetti Lopes, da UFGO, Goiânia (GO).

No período da tarde, a segunda mesa redonda, contará com quatro palestrantes para o tema “São os carrapaticidas pesticidas?”, e será moderada por Romário Cerqueira Leite, da UFMG de Belo Horizonte (MG). A pesquisadora do Instituto Biológico (IB), Claudia Helena Pastor Ciscato, abrirá a explanação abordando a questão “São os carrapaticidas pesticidas?”; Wilkson Oliveira Rezende, do MAPA, Brasília (DF), falará sobre o “Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal”; Maria Izabel Camargo Mathias, professora da Unesp Rio Claro (SP), explicará sobre as “Alterações celulares e teciduais provocadas por acaricidas (naturais e sintéticos) sobre carrapatos do gênero Rhipicephalus”; e Maria Martha Bernardi, professora da UNIP em SP abordará sobre “Avermectinas e Reprodução: estudos em animais de laboratório”.

Ao final os profissionais, ainda, estarão à disposição para responder a outras dúvidas. O Workshop recebe o apoio da MSD, Merial, Hygsystems e Venco.

Mais Informações sobre a programação e inscrição em www.iz.sp.gov.br ou pelo email eventos@iz.sp.gov.br 

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.