ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sindilat pede revogação de alívio tributário ao whey protein importado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/08/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Em ofício ao Ministério da Agricultura, o Sindilat/RS diz que a decisão de desonerar a importação do whey protein vai gerar "severos prejuízos" à cadeia produtiva nacional, com impacto sobre os preços do queijo e sobre o valor pago aos produtores de leite.

"A decisão vai gerar reflexos nos trabalhadores das indústrias e nos produtores de leite, além de sepultar a possibilidade de novos investimentos dessa linha de produtos no país, que representa o maior grau de industrialização e tecnologia aplicada a atividade", diz o documento. De acordo com a entidade, desde 2014, os investimentos na construção de plantas industriais e na incorporação de tecnologia importada para produção de whey protein foram de mais de R$ 1 bilhão só no Rio Grande do Sul.

A proposta de concessão de crédito presumido é para a compra nacional de soro de leite fluido produzido no Brasil destinado ao uso direto na produção de whey protein ou lactose. O processo de industrialização do soro para obtenção do suplemento gera, necessariamente, a lactose, e por isso a inclusão do produto no pedido, explicou o Sindilat.

O Brasil compra whey protein principalmente dos Estados Unidos e da Argentina, que respondem por 53% e 36% do volume das importações, respectivamente. "Conceder tratamento tributário privilegiado à produção importada significa inviabilizar a produção local de um dos produtos de maior valor agregado do segmento lácteo, gerando profundos impactos na rentabilidade de toda a cadeia", completou a entidade.

No início desta semana, a presidência da República encaminhou o assunto ao Ministério da Economia e à Secretaria de Governo, após o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) solicitar explicações e alertar para os riscos econômicos da desoneração do whey protein importado.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

MilkPoint

*Fonte da foto: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures