A metodologia 'Balde Cheio' será aplicada em Sergipe por meio de ação conjunta entre Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae e outros parceiros. O trabalho está contemplado pelas ações do Projeto 'Sistema Agroindustrial do Leite e Derivados de Tobias Barreto'. A apresentação ficará por conta do pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato, autor da metodologia, que tem como objetivo capacitar técnicos de extensão rural para aplicação de conhecimentos e monitoramento dos impactos sociais, econômicos e ambientais nos sistemas de produção de leite.
Conforme explicou o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Silveira Sobral, o projeto prevê visitas regulares de técnicos credenciados às propriedades assistidas pelo projeto. O trabalho possibilita identificar os rebanhos, produção leiteira, potencial produtivo, análises, grau de conhecimento dos produtores, condições climáticas e outros pontos importantes para a aplicação da metodologia. "Trata-se de uma importante parceria com o Governo do Estado e Centros de Conhecimento para levar benefícios aos produtores do Estado. Todos saem ganhando com a disseminação de novas tecnologias, preservação do meio ambiente e com os conhecimentos sobre controles, análise econômica e contábildas propriedades", afirmou Emanoel Sobral.
A palestra de Artur Chinelato será nesta sexta-feira (11), às 9 horas, na Sede da Associação dos Produtores do Povoado Agrovila, no Perímetro Irrigado de Jabiberi, município de Tobias Barreto, logo depois da assinatura do termo de cooperação. A previsão do projeto é de atender mais de 50 pequenos produtores da região centro sul do Estado, com capacitação gerencial e tecnológica, melhoramento genético, infra-instrutura para manejo intensivo de pastagem, manejo de ordenha, entre outras ações, esclareceu João Quintiliano.
Na região de Tobias Barreto o trabalho será acompanhado por técnicos do Sebrae e do Estado para que o cronograma seja executado conforme o previsto, proporcionando implantação de novas tecnologias, organização do setor, aumento da oferta de produtos e subprodutos do leite, acesso a novos mercados e aumentode produtividade e qualidade. Além dos produtores da região, estão sendo convidados para o evento, técnicos do setor, representantes de entidades de classe e autoridades municipais e do Estado.
Balde Cheio no Mato Grosso
Após três meses de implantação do Programa Balde Cheio no municípiode Colíder (65 km de Cuiabá), em Mato Grosso, pequenos produtores rurais obtiveram expressivo aumento na produtividade e renda em suas propriedades. Luiz Antônio Barbosa Pavoni, agrônomo da Prefeitura, informa que na propriedade modelo de acompanhamento do programa houve aumento da produção de leite em 66%, na comunidade Água da Prata. Antes de junho, quando o programa foi implantado, numa iniciativa do Sebrae/MT e da Embrapa, o pecuarista tirava 35 litros por dia em sete animais. Atualmente, a produção chega a 100 litros diários com 12 vacas. Ou seja, de cinco litros/dia em média por animal para 8,3 litros na propriedade de 31 hectares.
Pavoni informa que sob orientação da Embrapa, o proprietário recebeu conhecimento sobre prática de manejo e utilização correta de pastagem. O agrônomo explica que entre as medidas adotadas foi feita a análise do calcário do pasto, houve organização de espaços na propriedade e a alimentação das vacas foi modificada e enriquecida com base de soja e grãos, com silagem.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, Maurílio Magalhães, diz que atualmente Colíder aplica o Programa Balde Cheio em 21 pequenas propriedades, mas que até maio do ano que vem a meta é atingir 40 unidades de agricultura familiar.
As informaçãoes são da Agência SEBRAE de Notícias, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
SE: Balde Cheio eleva produção em pequena propriedade
A metodologia ´Balde Cheio´ será aplicada em Sergipe por meio de ação conjunta entre Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae e outros parceiros. O trabalho está contemplado pelas ações do Projeto ´Sistema Agroindustrial do Leite e Derivados de Tobias Barreto´. A apresentação ficará por conta do pesquisador da Embrapa, Artur Chinelato, autor da metodologia, que tem como objetivo capacitar técnicos de extensão rural para aplicação de conhecimentos e monitoramento dos impactos sociais, econômicos e ambientais nos sistemas de produção de leite.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

MARCIO DE OLIVEIRA CASTRO
SANTA FÉ - TOCANTINS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/09/2009
Parabéns ao estado de SERGIPE, pois nós aqui de TOCANTINS, já contemplamos o projeto, e eu sou uma UD, e como nos demais estados nós estamos conseguindo um expressivo aumento na produçao, antes na media do estado de 5 litros, eu estou conseguindo atingir 10, embora por algum momento, verifiquei até 12 de média, e pretendo atingir 15 já nesse proximo ano. Eu estou no projeto há apenas 18 meses, e tem muito o que fazer ainda. Parabéns a todos da EMBRAPA e SEBRAE, por esse arrojado projeto.

DOUGLAS BATISTA PEIXOTO
ITABAIANA - SERGIPE - ESTUDANTE
EM 11/09/2009
Achei muito importante essa iniciativa em trazer o Programa Balde Cheio para o nosso Estado. É necessário que se faça algo mais para o nosso pequeno produtor que aliás são muitos por aqui. O programa está de parabéns e esperamos que traga inúmeros benefécios para os produtores sergipanos e muita renda para todos. Produzir alimentos é essencial. Abraços!!