Após pequenos produtores de leite terem deixado a atividade nesse outono, o mercado da Rússia poderá enfrentar um déficit de produtos lácteos, disse o presidente da União Russa de Produtores de Leite, Andrei Danilenko. "Os resultados desse verão mostram que quase 99% dos produtores de leite reportam perdas na estrutura de trabalho. Durante os primeiros seis meses de 2009, eles tiveram que reduzir o número de animais em 200.000. Isso está relacionado com os baixos preços recebidos pelo leite, que frequentemente são três vezes menores do que os preços no varejo".
Danilenko disse que após grandes perdas terem forçado pequenas propriedades leiteiras a deixar o mercado em outono, novos produtores não terão a intenção de entrar na indústria que está no momento pouco atraente para investimentos. "A queda nos volumes de produção criará um déficit de produtos lácteos no mercado russo e aumento de preços. Dessa forma, o mercado se regulará, mas o preço ficará particularmente alto".
O diretor executivo da União Russa de Lácteos, Vladimir Labinov, confirmou as preocupações de Danilenko. Ele disse que a saída de pequenos produtores será mais perceptível do que nos anos anteriores.
Uma das razões é o atraso no aumento dos preços pagos pelo leite, que deverá ocorrer no final de setembro, um mês depois do normal. "Isso não é vantajoso para os produtores de leite", disse Labinov.
Os produtores de leite russos pedem ao Governo que estimule a demanda dos consumidores por produtos lácteos e diferencie estes produtos de maior qualidade daqueles que usam óleos vegetais e proteínas da soja, com o objetivo de estabilizar a situação da indústria de lácteos.
A reportagem é do Itar-tass.com, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Rússia: produtores preveem déficit de leite
Após pequenos produtores de leite terem deixado a atividade nesse outono, o mercado da Rússia poderá enfrentar um déficit de produtos lácteos, disse o presidente da União Russa de Produtores de Leite, Andrei Danilenko. "Durante os primeiros seis meses de 2009, os produtores tiveram que reduzir o número de animais em 200.000. Isso está relacionado com os baixos preços recebidos pelo leite, que frequentemente são três vezes menores do que os preços no varejo".
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

CHARLES TRENNEPOHL
PANAMBI - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/08/2009
Isto poderá enfluênciar nos preços pagos aos produtores de leite do Brasil,ou ainda melhor,isto pode aumentar as exportações de leite do Brasil?