RS: produtores recebem visita de comitiva argentina

Uma comitiva do Instituto Nacional de Tecnologia Agrária da Argentina (INTA) estará na região Noroeste do Estado, nos dias 29 e 30, para acompanhar o trabalho da Emater/RS-Ascar junto aos produtores de leite. O grupo, formado por dez pesquisadores e extensionistas do Centro Regional Misiones, percorrerá propriedades que desenvolvem atividades nas áreas de produção de leite, agroindústrias familiares e associativismo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Uma comitiva do Instituto Nacional de Tecnologia Agrária da Argentina (INTA) estará na região Noroeste do Estado, nos dias 29 e 30, para acompanhar o trabalho da Emater/RS-Ascar junto aos produtores de leite. O grupo, formado por dez pesquisadores e extensionistas do Centro Regional Misiones, percorrerá propriedades que desenvolvem atividades nas áreas de produção de leite, agroindústrias familiares e associativismo. A intenção é aprimorar os conhecimentos do setor leiteiro, para que possam aplicar na região de Misiones, que também desenvolve atividades leiteiras e possui clima e solo semelhantes à região visitada.

Na manhã desta quarta-feira (29), o grupo visita uma plataforma de recebimento de leite e uma agroindústria de queijo, em Santa Rosa. À tarde, em Tuparandi, o grupo conhece produtores de leite que trabalham, de forma associativa, em uma agroindústria de lácteos. Na quinta-feira (30), a comitiva estará em Tucunduva para visitar produtores que desenvolvem o pastoreio rotativo na alimentação do gado de leite.

O presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, e o gerente regional de Santa Rosa, Aldo Shmidt, acompanham a comitiva. Aldo Shmidt vê este intercâmbio como oportunidade para estreitar as relações com os colegas de extensão. "Assim como nós vamos para a Argentina aprender sobre fruticultura e silvicultura, eles, aqui, aprendem sobre leite", observa. Proporcionar a troca de experiências é uma das ações da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, que busca diversificar as atividades, agrícolas e não-agrícolas, para gerar renda e qualificar a produção. As Frentes da Emater/RS-Ascar estão em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Na Argentina, o INTA realiza atividades de pesquisa e extensão, desenvolvendo tecnologias e levando-as até o produtor rural.

As informações são do Governo do RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Elvis Luís Basso
ELVIS LUÍS BASSO

PEJUÇARA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/07/2009

É importante salientar que a região da Argentina que vem nos visitar é muito atrasada em relação as outras regiões do país, pois a argentina tem conhecimento para nos ensinar como produzir leite com competitividade.
Qual a sua dúvida hoje?