RO: apresentado relatório final da CPI do Leite

A audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Leite (CPI) realizada na última terça-feira (06), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, para dar amplo conhecimento à sociedade sobre seu trabalho, reuniu representantes de órgãos governamentais, de associações e cooperativas, de produtores rurais, da indústria láctea e do comércio varejista para ouvirem a leitura do relatório final.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito do Leite (CPI) realizada na última terça-feira (06), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado, para dar amplo conhecimento à sociedade sobre seu trabalho, reuniu representantes de órgãos governamentais, de associações e cooperativas, de produtores rurais, da indústria láctea e do comércio varejista para ouvirem a leitura do relatório final.

Na Mesa da audiência, o deputado Jesualdo Pires (PSB), requerente e presidente da CPI, além de proponente da audiência pública, o deputado Luiz Cláudio; a Gerente Estadual do Pró-Leite, Gilvânia Carvalho; o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura, Lázaro Dobre; o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios, Pedro Bertelli; o Coordenador do Desenvolvimento Agropecuário, representando a Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Carlos de Menezes; o prefeito de Santa Luzia d'Oeste e Domingos Prieto, representando a Emater (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural). Foram também integrantes da CPI, os deputados Valter Araújo (PTB), relator; Ribamar Araújo (PT), vice-presidente; Luiz Cláudio (PTN) e Tiziu Jidalias (PP).

Ao final da audiência, os deputados Jesualdo e Luiz Cláudio entregaram cópia do relatório final revisado a cada integrante da mesa da reunião e mais 30 cópias aos representantes das associações e cooperativas presentes. O relatório também pode ser acessado no sítio da Assembleia Legislativa na Internet.

A CPI foi criada para investigar os conflitos e dificuldades da cadeia produtiva leiteira em Rondônia, após greve no ano passado de produtores rurais, que se sentiam injustiçados pelo baixo preço recebido dos laticínios pelo litro de leite, justificou Jesualdo Pires.

O presidente do Sindicato das Indústrias e dos Laticínios, Pedro Bertelli, disse que Rondônia ainda é refém dos produtos importados. Quanto ao Conseleite, salientou que só participa a indústria que realmente tiver interesse, porque tem que abrir seus custos e entender o processo. Informou que está confirmada a adesão de nove empresas. "Para que haja melhor esclarecimento, vai haver uma palestra com representantes do Conseleite do Paraná e quem sabe, com isso, conseguir mais adesões. A participação das empresas é importante para se obter o preço médio de referência", salientou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagro), Lázaro Dobre, parabenizou os membros da CPI pela iniciativa e pelos resultados obtidos após detalhada análise da cadeia produtiva leiteira. Lázaro afirmou também que a Câmara Setorial do Leite e as cooperativas são favoráveis à criação do Conseleite.

A gerente estadual do Pró-Leite, veterinária da Emater, Gilvânia Carvalho, disse que o marco da CPI do Leite foi a experiência com consultores do Conseleite do Paraná, "que está possibilitando a criação do conselho local". Ela informou que, enfim, no começo do próximo mês, o Conseleite Rondônia vai começar a atuar de fato e de direito com a constituição do conselho. No trabalho já executado até agora, ela destacou os seminários em nove regiões do Estado, envolvendo os 32 municípios e com a participação de mais de dois mil agricultores.

Representando a Secretaria Estadual da Agricultura, Luís Carlos Menezes, disse que a conclusão dos preços referenciais para comercialização do leite fica a cargo de entidades sérias, que realizam estudos e chegam a um preço justo. "Esta CPI não acabou em pizza. Pelo contrário, trouxe informações, conhecimentos e orgulho para todos nós", informou.

As informações são do jornal O Nortão, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

luciano di carlo botelho dias
LUCIANO DI CARLO BOTELHO DIAS

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/10/2009

Sr. Darlani aqui em rondonia e diferente do resto do brasil, o preço do leite aqui e o pior do brasil, recebi o leite de agosto a 0.51, cent. olha que eu entrego uma quantidade consideravel. eu conheço sua região tenho familiares ai, aqui ainda ta dando para mexer porque o custo de produção e menor do que o seus, nossas vacas recebem suplementações a pasto, e ai as vacas são confinadas no cocho e comendo concentrado. se o leite continuar baixando assim vamos ter que sair da atividade leiteira e passar so para engorda.
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/10/2009

O que acontece em Rondonia, acontece em todo o Brasil, se os produtores não fizerem um movimento de respeito, acaba não dando em nada, ou seja ficam na mesma.
luciano di carlo botelho dias
LUCIANO DI CARLO BOTELHO DIAS

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/10/2009

Espero que isso reflita positivamente para nos produtores, porque a exploração aqui em rondonia é muito grande!
Qual a sua dúvida hoje?