ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rabobank analisa mercado global de queijos desde 2010 e prevê o que está por vir

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/10/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

Mais investimentos fora do mercado e uma forte base de produção nos EUA estão impulsionando o crescimento dos queijos. Em um relatório recente, o Rabobank analisou o mercado global de queijos desde 2010 e previu o que está por vir.

Na última década, cerca de 70% das exportações mundiais de queijo foram originárias da UE, EUA, Oceania e Argentina. Tanto a UE como os EUA aumentaram sua capacidade de produção significativamente desde 2009, enquanto a Austrália e a Argentina permaneceram estagnadas.

Em muitos países, a produção de queijo está superando o consumo doméstico e o menor consumo de leite está fazendo com que o excedente de matéria-prima seja transformado em ainda mais queijo. Este cenário está impulsionando as exportações da UE e dos EUA.

O Rabobank disse que a Oceania obteve as melhores vitórias comerciais nos últimos anos, dando à região uma vantagem competitiva na exportação para a Ásia. Espera-se que a UE e os EUA preencham essa lacuna em um futuro próximo.

Desde a eliminação das cotas de leite em 2015, a UE atua em novos acordos comerciais de longo prazo, como o Acordo de Parceria Econômica UE-Japão. Os EUA têm um acordo semelhante em andamento com o mesmo país desde o mês passado e continuam explorando novos mercados para uma série de produtos agrícolas, além dos lácteos.

Globalmente, o Rabobank disse que o crescimento de populações, ocidentalização de dietas e uma preferência crescente por laticínios integrais estão impulsionando o crescimento, com uma demanda particular de queijo muçarela para pizza. Nos próximos anos, o crescimento das importações se espalhará para novas regiões, sendo a Ásia o destino mais atraente.

A China é um mercado cobiçado há anos e seus volumes anuais de importação de queijos devem ultrapassar 200.000 toneladas em 2024. O Rabobank também observou que o Japão e a Coreia do Sul permanecerão "parte integrante do saldo global de queijos".

Os volumes de importação de queijo para Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã devem superar coletivamente 1.900.000 toneladas até 2024.

O Rabobank também aconselha manter um olho nas economias do Oriente Médio apoiadas pelo petróleo. Como os preços e a produção do petróleo caíram e enfraqueceram as economias, o crescimento do comércio também sofreu e causou inquietação.

Nos últimos cinco anos, os investimentos em queijos têm aumentado. Mais de US$ 3 bilhões foram direcionados para novos locais de armazenamento e produção, grande parte provenientes de empresas globais. Os investimentos estão apoiando a diversidade de produtos, bem como expandindo a capacidade de corte, trituração e embalagem.

Desde 2017, houve 75 fusões e aquisições específicas para queijo, sobrepondo-se à categoria de investimentos. O Rabobank diz que isto foi impulsionado por consolidadores globais, cooperativas de lácteos e private equity.

O queijo enfrenta diferentes desafios em todo o mundo, mas o Rabobank disse que os "amplos ventos macroeconômicos, com uma economia global em desaceleração e uma recuperação lenta" podem ser os principais fatores que afetam negativamente os gastos do consumidor.

Os EUA têm mostrado sinais de recessão, o que também pode afetar a economia global. Além disso, sua guerra comercial com a China pode colocar o país em risco de nunca se tornar um exportador de queijos-chave para o mercado chinês.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures