Rabobank: EUA se torna 3º maior exportador de lácteos

Os Estados Unidos surgiram como o terceiro maior exportador de lácteos do mundo depois da Europa e da Nova Zelândia em 2008, disse o especialista no setor de lácteos do Rabobank, Mark Voorbergen. O Rabobank divulgou o <i>World Dairy Map</i> examinando o fluxo de comércio internacional de lácteos, dados de produção, destinos de exportação, consumo e consolidação de processadores. Em 2008, o foco das exportações de leite enfraqueceu na Austrália, fornecendo espaço para os EUA subirem para o terceiro lugar", disse Voorbergen.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os Estados Unidos surgiram como o terceiro maior exportador de lácteos do mundo depois da Europa e da Nova Zelândia em 2008, disse o especialista no setor de lácteos do Rabobank, Mark Voorbergen. O Rabobank divulgou o World Dairy Map examinando o fluxo de comércio internacional de lácteos, dados de produção, destinos de exportação, consumo e consolidação de processadores.

Nas exportações de lácteos, os Estados Unidos têm conquistado ganhos, subindo do quarto lugar que ocupavam no ano passado. "As condições de seca na Austrália nos últimos anos afetaram a produção de leite. Em 2008, o foco das exportações de leite enfraqueceu na Austrália, fornecendo espaço para os EUA subirem para o terceiro lugar", disse Voorbergen.

Embora tenham se tornado exportador de tamanho considerável, os EUA continuam sendo um grande importador. A nova edição do mapa do Rabobank mostra uma visão geral do fluxo de caseína no mundo. Os EUA são apresentados como o principal destino do comércio de caseína, enquanto a Nova Zelândia é o principal fornecedor de caseína aos EUA.

Surpreendentemente, a Venezuela é mostrada no mapa como um dos principais importadores mundiais de lácteos, ficando em segundo lugar, só perdendo para a Rússia. "O presidente do país, Hugo Chávez, é um grande defensor de programas sociais voltados a alimentar a população. Com estoques de leite em pó sendo construídos no país, as importações de 2009 têm sido menos impressionantes, mas isso provavelmente será uma queda temporária, à medida que as massivas importações têm causado grandes danos aos produtores locais venezuelanos".

Enquanto a situação política permanecer sem mudanças e as receitas com petróleo usadas para financiar os programas continuarem entrando, o país continuará sendo um destino favorecido de exportação de leite em pó.

Os países da Europa ainda estão no topo nos gráficos de consumo per capita de vários produtos lácteos. A Europa Ocidental em termos de consumo é insuperável, com os países do Leste Europeu se aproximando, mas não atingindo os níveis vistos na Europa Ocidental.

A reportagem é do site do Rabobank (www.rabobank.com), adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?