ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o papel do chá verde e orégano na dieta das vacas?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Em um estudo recente, extratos de orégano e chá verde foram fornecidos a vacas Jersey durante o período de transição. Os pesquisadores analisaram o impacto desses extratos vegetais.

Os animais foram alimentadas com esses extratos por aproximadamente 21 dias antes do parto até 21 dias após o parto foi avaliado a produção de leite, composição do leite e metabólitos sanguíneos. Além disso, o estudo investigou atributos imunológicos e antioxidantes.

Na pesquisa havia 24 vacas Jersey com 441 de peso corporal médio, 3,5  de escore de condição corporal (ECC) médio e média de 2,7 lactações que foram selecionadas aproximadamente 28 dias antes da data prevista do parto e foram aleatoriamente distribuídas em 3 tratamentos com 8 vacas cada:

  • Sem extratos vegetais na dieta (controle – CON)
  • Adição de 10g por dia de extrato de orégano (OR)
  • E adição de 5g por dia de extrato de chá verde (GT).

Os pesquisadores avaliaram a ingestão de ração, PC, ECC, metabólitos sanguíneos, hemograma, bem como biomarcadores de estresse oxidativo de aproximadamente 3 semanas pré-parto a 3 semanas pós-parto (período de transição), enquanto a produção e composição do leite foram avaliadas durante as primeiras 3 semanas de lactação, de acordo com o trabalho de pesquisa.


 

Resultados

Os extratos vegetais não alteraram o PC, o ECC e o consumo de MS (CMS) ao longo do período de transição, mas o extrato de orégano aumentou em aproximadamente 20% os nutrientes digestivos totais e a ingestão de energia metabolizável nos dias 15 e 16 pós-parto em comparação com o grupo controle.

No pré-parto, o extrato de orégano aumentou em 48% a contagem de plaquetas em relação ao controle, enquanto extrato de chá verde aumentou em 142% de eosinófilos em comparação com o controle.

O extrato de orégano reduziu os níveis de espécies reativas nos eritrócitos em 40% durante o pré-parto e pós-parto em comparação com o controle, enquanto o extrato de chá verde reduziu seus níveis em 24 e 29% no pré-parto e pós-parto, respectivamente, quando comparado ao controle. 

No período pós-parto, o extrato de orégano aumentou em 60% o teor de proteína carbonilada em comparação com o controle, enquanto o extrato de chá verde reduziu em 45% os níveis de espécies reativas no plasma em comparação com controle.

Durante o pós-parto, ambos os extratos aumentaram em 33% a concentração de glutationa reduzida quando comparados ao controle. Além disso, o extrato de chá verde tendeu a diminuir a eficiência alimentar em 11% quando comparado com o controle; o extrato de orégano reduziu o pH do leite e a contagem de células somáticas quando comparado ao controle.

 

Conclusões

De acordo com o trabalho de pesquisa, o extrato de orégano e os extratos de chá verde melhoram vários biomarcadores do sistema de defesa antioxidante, reduzindo os radicais livres em vacas Jersey durante o período de transição.

Como o consumo de ração foi semelhante e o nível de produção de leite foi moderado para todas as vacas, esses efeitos positivos não foram suficientes para melhorar a produção de leite, a composição do leite e o padrão de metabólitos sanguíneos.

A administração de extrato de orégano a 10g por vaca por dia reduz alguns marcadores de estresse oxidativo em vacas Jersey durante o período de transição sem efeitos adversos no desempenho do animal, como ingestão de ração, produção de leite e eficiência alimentar. A administração com extrato de chá verde a 5g por vaca por dia reduz alguns marcadores de estresse oxidativo em Jersey durante o período de transição, mas prejudicou a eficiência alimentar.

As informações são do Dairy Global, adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

Referências
A pesquisa Supplementation with green tea and oregano extracts on productive characteristics, blood metabolites, and antioxidant status of Jersey cows during the transition period’ foi realizada por EFVizzottoa, CBStivanin, M.de Paris, LTPassos, D.Wernckea , CPKlein, V.Stone, C.Matté, MBZanela, V.Fischer.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint