ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proposta normatiza regras para uso do soro do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/04/2013

1 MIN DE LEITURA

4
0
Está disponível para consulta pública, na página do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), instrução normativa que estabelece os padrões de identidade e qualidade do soro de leite destinado ao comércio nacional e internacional. O regulamento proposto fixa critérios para uso do soro na produção de alimentos.

A norma de 1985 apenas estabelecia regras para o transporte, já que o soro era pouco aproveitado na indústria alimentícia e a maior parte descartada como resíduo industrial. O novo regulamento atualiza regras importantes e estabelece novos critérios. Um deles permite que a indústria de laticínios receba soro de outros estabelecimentos, algo que não era possível anteriormente.

O soro do leite ou soro doce é extraído durante o processo de fabricação do queijo e similares. O produto possui, em sua composição, proteínas de alto valor biológico que, cada vez mais, são utilizadas pela indústria alimentícia. Essas proteínas são aproveitadas na fabricação de bebidas lácteas, achocolatados, compostos lácteos e suplementos alimentares de atletas.

A consulta pública possibilita a participação da sociedade na tomada de decisão das ações governamentais, tornando o processo mais democrático e transparente. Os anteprojetos são colocados à disposição da população, por períodos variados e que podem ser prorrogados, para sugestões e comentários. As contribuições são analisadas e, se consideradas pertinentes, acatadas na versão final.

O Projeto de Instrução Normativa está disponível no endereço eletrônicowww.agricultura.gov.br, no link Legislação, submenu, Consultas Públicas. As sugestões devem ser encaminhadas, por escrito, para a Divisão de Normas Técnicas da Coordenação Geral de Programas Especiais do Departamento de Inspeção de Produtos Animais (DNT/CGPE/DIPOA), ou para o endereço eletrônicoconsultpublica.dilei@agricultura.gov.br.

As informações são do MAPA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO SERGIO RUFFATO PEREIRA

RIO BONITO - RIO DE JANEIRO

EM 25/04/2013

Já era tempo do MAPA regulamentar o produto, através de Normas Técnicas de Identidade e Qualidade, dado ao grande interesse das industrias e uso do mercado pelos produtos elaborados a base de soro de leite, em suas diversas formas e nomenclaturas.

Concordo plenamente com a opinião do leitor acima Hermes Silva Carneiro, pois disciplinando a matéria, é mais fácil a sua elaboração e controle pelo estado e sociedade, evitando de certa forma o desvio e mau uso, bem como a sua clandestinidade.  
HERMES SILVA CARNEIRO

BARRA DO OURO - TOCANTINS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/04/2013

Vejo com com bastante otimismo a utilização do soro do leite pela industria lactéa, pois até então era considerado um residuo industrial simplesmente  descartado pela industria do leite, e por isto era desperdiçado um grande potencial nutritivo a base de proteinas de excelente qualidade era realmente um erro grave, ja deveria a muito tempo existir regulamentação para o aproveitamento deste potencia nutritivo de alimentos. de forma que é importante resaltar  que na cadeia produtiva foram envolvidos varios segmentos produtivos para a elaboração destas proteinas do soro do leite, desde a produção de forragens,recursos hidricos,produção animal,etc.fica assi evidenciado que é importante o aproveitamento industria deste produto para a melhoria da qualidade e quantidade dos alimentos para a população humana,seguindo assim a teoria do grande LAROSIER- ONDE : NA NUTUREZA NADA SE CRIA NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFOMA. parabens ao mapa.  
OSVALDO NAGEL

RIO GRANDE DO SUL

EM 16/04/2013

Aqui na região noroeste do RS, mais precisamente no município de Três de Maio, foi anunciada a instalação de uma grande indústria que utilizará o soro de leite para transformação em suplementos alimentares e outros produtos. O município passará a contar com duas grandes indústrias do setor lácteo
JOSÉ ANTONIO

SALVADOR - BAHIA

EM 16/04/2013

Parece que o nosso MAPA resolveu corrigir o grave "erro", quando permitiu que uma Multinacional poderosa registrasse um produto que não é leite. Sabemos que não contem leite na sua formulação, mesmo assim permitiram a custo da ignorância da população brasileira consumir um produto MODIFICADO como se fosse um produto puro, integral.

Este grave erro provoca uma concorrência desleal, quanto é o custo de um kg de soro em relação a um kg de leite? Será que na Europa eles colocam na gondola dos supermercados o falso leite na mesma gondola de leite em pó, acho que não, produto modificado em algumas redes não são aceitos e nem sequer entra nas lojas para serem comercializados.

   

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures