Produtor não é culpado pelo aumento do preço, diz CNA
O presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Sant´Anna Alvim, negou nessa terça, dia 11, que os produtores de leite sejam os responsáveis pela alta do preço do produto nos últimos meses, que chegou a superar os R$ 3 em alguns Estados. Ao participar de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, ele disse que o preço pago aos produtores corresponde apenas em torno de 19% a 22% do valor repassado aos consumidores.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Quando ocorrem os picos nos preços do leite longa vida na gôndola do supermercado, os produtores nunca participam disso", afirmou o representante da CNA aos deputados.
Para Alvim, a culpa pela alta do preço do leite é da indústria de processamento, do monopólio da fabricação das embalagens de leite longa vida e dos supermercados.
Ele também criticou o governo, que teria autorizado a importação de leite de países do Mercosul, como Uruguai e Argentina, a preços abaixo dos vigentes no mercado. Para ele, é preciso que os produtores estejam unidos em cooperativas, como ocorre em outros países do mundo. "Os produtores têm que entender que no mundo inteiro a agropecuária é cooperativada e, mais ainda, o leite", argumentou.
As informações são da Agência Safras, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ITAJUÍPE - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 18/08/2009

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/08/2009
Somos explorados de todas as maneiras, quando o preço está subindo , dizem que a excesso de leite e baixam os preços pagos aos produtores, logo depois importam leite subsidiado dizendo que está faltando, depois os grandes lacticinios e os supermercados sobem os preços até R$3,00 e dizem que são os produtores que elevam os preços(os produtores recebem em média 0,76 o litro e olhe lá)por causa da entressafras. Nós os produtores de leite aparecemos como vilões nessa história, a falta de união dos produtores é um dos motivos disso acontecer, o Governo também finge que não tem nenhuma responsabilidade e não intervem para regularizar o mercado, estamos num mato sem cachorro.Precisamos pressionar o Governo a mediar um encontro entre todos os elos da cadeia produtiva do leite e estabelecermos regras claras e justas para serem cumpridas por todos.

ALEXÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/08/2009
Por que o Sr Rodrigo S. Alvim não interpelou a Rede Globo para que mostrasse que o aumento na gôndula não correspondia o aumento para o produtor. Por certo o financiador dessa reportagem deve dar alguns agrados a alguém mais pelo país afora.
Por fim concordo com os companheiros que deixaram suas opiniões acima e acrescento que temos, na verdade, é mudar nossa atitude e nos unirmos. Caso contrário, em pouco tempo ouviremos da mídia paga: "quem não tem competência não se estabeleça".

CABO FRIO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/08/2009
Como os produtores são os responsavel pela alta do preço do leite, se produzimos, entregamos e não sabemos quanto e quando iremos receber?
Precisamos fazer um movimento para acabar com a informalidade da comercialização do leite, obrigando os laticinios e os produtores estabelecerem contratos com direitos e deveres, na qualidade, quantidade, preço, data do pagamento, multas, bonificações, etc...
Somente assim será possivel se profissionalizar na produção de leite.
Abraço
Roberto Bastos
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/08/2009
LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE
EM 14/08/2009
O que nós precisamos é acabar com os altos salários pagos na ilha da fantasia que é o senado e a câmara federal, absurdo a maioria não faz nada e ganham mais que nós que produzimos isso tudo em nome da tal governabilidade ou sem vergonhice e ainda tem gente que diz que considerou ao ato secreto porque estava escrito, é realmente uma estaparfudia essa justificativa feita por um funcionário público do senado e publicado no jornal folha de São Paulo de hoje 14/08/09. Será que esse funcionário acha que somos todos burros e que não conhecemos os pricípios incrustados no Art. 23 da Constituição Federal que um deles é o da publicidade e transparência e que para um ato público para ter validade tem que ser publicado. Ato secreto é tão vergonhosso assim como o imobilísmo das cooperativas de leite mediante aos prêços vis que nos pagam em detrimento ao prêço que o consumidor paga.
Precisamos também é de mudanças na lei do cooperativísmo e que nela sejam inseridos também os princípios básicos e fundamentais do art. 23 da constituição federal, aí sim teremos justiça e controle no nosso segmento.

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MATO GROSSO DO SUL
EM 14/08/2009
A imaturidade cooperativista em nosso país e a falta de informações dos consumidores sobre a formação dos preços na cadeia de leite.
A responsabilidade nestes dois casos é nossa mesmo. Não temos como negar. Temos que ser mais PROATIVOS e menos REATIVOS nas questões de ORGANIZAÇÃO E MARKETING DO LEITE.
É um grande desafio a disseminação desta "nova" mentalidade cooperativista/empreendedora. Envolve toda uma mudança de uma cultura secular.
Quanto mais vamos esperar para mudar ? Será que a situação já não está grave o suficiente ? Será que vamos esperar mais para estarmos à mercê das indústrias e outros intermediários da cadeia ? Vendo o governo brasileiro ajudando nossos "hermanos" (nada contra, desde que não nos prejudique...)
Já não é a hora de nos mobilizarmos DE VERDADE ?
Se não agirmos rápido, teremos que fundar o MSC - Movimento dos Sem Confiança ou o MSF - Movimento dos Sem Futuro. Aí sim, vamos ficar com muita vergonha de dizer por aí que somos produtores de leite.
POMPÉU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/08/2009

OLARIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/08/2009
Quando o preço sobe para o consumidor a parcela de aumento que chega para o produtor no referido mês, é mínima, mas quando há uma retração no consumo e o preço cai, o percentual de queda para o produtor é total.
A cooperativa ainda é a melhor opção para comercialização do leite. O que o produtor tem que entender, é que somente através da sua participação ativa nas assembleias, é que os associados conseguirão colocar pessoas realmente competentes, honestas e capazes, na administração da cooperativa.