Os produtores da Califórnia ordenharam em média 1.782 milhões de vacas em 2012, de acordo com dados estatísticos do mesmo ano do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia. Dessa forma, a Califórnia tem somente 38,5% do número de vacas da Nova Zelândia, o que implica na produção de leite por vaca nessa região ser substancialmente maior.
A Califórnia tinha 1.563 fazendas leiteiras em 2012, com um tamanho médio de rebanho de 1.164 vacas versus 11.798 operações leiteiras na Nova Zelândia, com uma média de 393 vacas cada. A Nova Zelândia opera principalmente em um sistema à base de pasto, enquanto a Califórnia tem predominantemente operações em regime de freestall. As diferenças no tamanho e estilo poderiam ser responsáveis pela variabilidade na produção mensal entre as duas áreas.
Apesar da produção de leite da Califórnia e da Nova Zelândia ser similar, a relação mudou. Em 2007 e 2008, a Califórnia produziu mais leite do que a Nova Zelândia, 14,5% e 20%, respectivamente. Em 2011, entretanto, a produção de leite da Califórnia, de 18,8 bilhões de quilos, foi levemente menor do que a produção de 18,9 bilhões de quilos da Nova Zelândia.
Desde então, a produção anual da Nova Zelândia excedeu a da Califórnia. Apesar da seca severa na Nova Zelândia em 2013, sua produção de leite ainda ultrapassou a da Califórnia em 7,7%. Sem aumentos significativos na produção da Califórnia, a produção anual de leite da Nova Zelândia poderia, em breve, ser igual à produção da Califórnia e do Colorado.
Os dados são do Daily Dairy Report, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.