ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeira vaca clonada da Rússia deu à luz um bezerro saudável

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

A primeira vaca clonada da Rússia deu à luz um bezerro saudável no final do ano passado, trazendo um marco significativo para o desenvolvimento de tecnologias de edição de genes na indústria pecuária do país.

Um grupo de cientistas do Instituto Russo Skoltech clonou a vaca em abril de 2020, alterando genes de forma a remover as proteínas responsáveis pela beta-lactoglobulina. Os pesquisadores usaram a tecnologia CRISPR/Cas9, clonando a vaca usando transferência nuclear de células somáticas (SCNT). A meta era criar uma vaca para produzir leite próprio para consumidores com intolerância à lactose.
 

Estudando o sistema de reprodução

Os cientistas explicaram que a tecnologia de edição de genes pode ter uma ampla aplicação, já que alterar o genoma pode ajudar a aumentar a produção ou tornar os animais mais propensos ao estresse térmico. Ainda assim, era essencial confirmar que a vaca poderia ter filhos saudáveis.

“A tecnologia de edição do genoma só pode ser desenvolvida quando os animais clonados são capazes de gerar descendentes viáveis. É por isso que o nascimento do primeiro bezerro de uma vaca clonada é uma grande conquista para os cientistas da região de Moscou. Os animais estão bem e sob supervisão 24 horas por dia de veterinários”, disse Georgy Filimonov, vice-primeiro-ministro da região de Moscou encarregado do Ministério da Agricultura e Alimentação.

“A transferência nuclear de células somáticas (SCNT) com o uso de células somáticas geneticamente modificadas é vista hoje como uma plataforma tecnológica fundamental para a edição do genoma de bovinos e outros animais. É por isso que especialistas estão realizando pesquisas para melhorar as etapas críticas da cadeia tecnológica”, afirmou o ministério.
 

Animais melhorados

Petr Sergiev, professor do Instituto Skoltech e um dos autores do estudo, disse que depois que a vaca clonada dá à luz, os cientistas planejam prosseguir para a próxima etapa: inseminar um rebanho de várias dezenas de vacas com embriões com os genes editados.

Sergiev também disse que “métodos de edição genômica e tecnologias reprodutivas logo levarão à criação de animais de fazenda com propriedades aprimoradas. Essa tecnologia deve ajudar a criar animais com características melhoradas, como resistência a doenças”.

Os cientistas disseram que criaram uma nova raça de vacas. No entanto, levará anos até que esteja disponível para os produtores russos, acrescentaram. Atualmente, nenhuma legislação regula a venda de produtos de animais com genes alterados na Rússia. Por outro lado, o país possui uma lei rígida que regulamenta a comercialização de alimentos com organismos geneticamente modificados.

As informações são do Dairy Global, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures