ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Previsões climáticas reforçam riscos para a produção de milho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A previsão de chuvas abundantes nas regiões produtoras de soja do Centro-Oeste nas próximas semanas acendeu o alerta para os riscos à safrinha de milho, que é cultivada assim que a oleaginosa é retirada do campo. Se as chuvas retardarem ainda mais a colheita de soja, a produção de milho de inverno pode ficar mais exposta aos riscos climáticos.

Para as agroindústrias de aves e suínos, um eventual problema na safrinha tornaria ainda mais difícil a estratégia de suprimento de milho, principal insumo da ração. Para este começo de ano, grande parte da indústria já está abastecida de milho, mas o setor conta com a chegada da safrinha, que começa a ser colhida em maio, para conseguir um alívio nos custos de produção.

Desde agosto do ano passado, o preço do milho vem subindo no mercado doméstico - em parte devido à forte demanda externa pelo grão brasileiro -, o que obrigou companhias como a JBS a importar milho de países do Mercosul. Em Mato Grosso, maior Estado produtor de milho do país, o preço está próximo do recorde nominal.

Ao Valor, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, ressaltou ter recomendado que as indústrias associadas antecipassem a compra de milho para evitar problemas de abastecimento.

“A preocupação no momento é como a colheita da soja vai evoluir diante dessa perspectiva de chuvas”, afirmou a analista da MBAgro, Ana Laura Menegatti. Para ela, no momento, há condições para o plantio de milho em um período aceitável, ainda que numa janela mais curta, devido ao atraso no plantio da soja.

Na avaliação de Alaide Ziemmer, da consultoria AgRural, o grande problema é se as chuvas forem constantes. “Caso elas cheguem sem intervalos, poderá ter impacto para o milho”, disse. Até 16 de janeiro, 1,8% da área de soja havia sido colhida, abaixo dos 6% registrados no mesmo período do ano passado, de acordo com a consultoria.

Para o agrometeorologista Marco Antonio Santos, da Rural Clima, ainda é prematuro dizer que as chuvas podem provocar um atraso ainda maior no plantio. “A capacidade dos produtores de recuperar as interrupções nos trabalhos no campo é alta”, afirmou. A janela ideal de plantio da safrinha é até 22 de fevereiro.

Nesse cenário de incertezas em relação à safrinha, as indústrias de aves e suínos e também das de etanol de milho vêm acompanhando a situação junto ao governo. Na última terça-feira, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de associações de produtores e indústrias se reuniram para discutir o abastecimento do grão. A reunião fez parte do grupo de monitoramento da oferta da commodity.

No caso das carnes - cujos preços estão começando a arrefecer neste início de ano, após um pico estimulado pela demanda chinesa no fim do ano passado - a avaliação é que a alta do milho terá de ser repassada em alguma medida ao atacado e ao varejo, dando suporte aos preços, afirmou o analista Gustavo Rezende Machado, da consultoria Agrifatto.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures