Presidente da IDF prevê recuperação do setor em 2010

O diretor geral da Federação Internacional de Lácteos (IDF, da sigla em inglês), Christian Robert, reconheceu que a produção de leite a nível mundial sofre o impacto da crise global, mas ainda assim prevê uma recuperação para o próximo ano. Robert afirmou que em curto e médio prazo, persistirá uma volatilidade de preços, mas prognosticou que os valores se recuperação "até 2010, com um aumento em torno de 12% a 14%".

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O diretor geral da Federação Internacional de Lácteos (IDF, da sigla em inglês), Christian Robert, reconheceu que a produção de leite a nível mundial sofre o impacto da crise global, mas ainda assim prevê uma recuperação para o próximo ano.

Em declarações recentemente divulgadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação (SAGPyA) da Argentina, país onde Robert está de visita, ele admitiu que "todos os países enfrentam um cenário difícil por causa da retração da demanda e do aumento dos custos de produção". Segundo ele, trabalhar com produção de leite tem sido complicado em todo o mundo, onde se evidencia uma maior concentração de propriedades com um processo de liquidação de vacas.

Robert, que se reuniu com o secretário da Agricultura argentino, Carlos Cheppi, explicou que a situação do setor no mundo é complexa pois, por um lado, se evidencia uma redução na demanda, fator que foi agravado no final do ano passado pela contaminação de leite com melamina na China. Por outro, ele disse que a crise econômica global prejudicou fortemente o setor, aprofundando a tendência de baixa dos preços.

"Nos países desenvolvidos, dar de comer aos animais se transformou em um problema muito grave, por isso os esforços se dirigem a reduzir os gastos na alimentação". Robert afirmou que em curto e médio prazo, persistirá uma volatilidade de preços, mas prognosticou que os valores se recuperação "até 2010, com um aumento em torno de 12% a 14%".

"Haverá novos jogadores no mercado, com maior participação de países da América Latina, como Brasil, Chile, Uruguai e Argentina, que mostram um grande potencial e podem ter o mesmo peso no comércio mundial que a União Europeia (UE)".

A IDF, que representa o setor lácteo mundialmente, tem 53 países membros que representam 82% da produção mundial de leite.

A reportagem é da agência EFE, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?