MG: preço de referência para o leite favorece as negociações entre produtores e indústria

Após muitos estudos e a união entre a produção primária e a indústria láctea, Minas Gerais terá um preço referência para o leite. O valor será utilizado como parâmetro para as negociações de preços entre o produtor de leite e a indústria. O estabelecimento da média é considerado fundamental para o melhor planejamento dos produtores e posicionamento das indústrias no mercado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Após muitos estudos e a união entre a produção primária e a indústria láctea, Minas Gerais agora possui  um preço referência para o leite. O estabelecimento da média é considerado fundamental para o melhor planejamento dos produtores e posicionamento das indústrias no mercado.
 
Com o valor referência definido para um leite padrão, a expectativa é de que ocorra melhoria do produto, uma vez que a quantia recebida por ele pode ser ampliada em até 26% caso a qualidade supere a média estipulada.
 
De acordo com o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Sistema Faemg), Roberto Simões, a criação do valor médio é um grande avanço para o setor produtivo do leite e para as indústrias de Minas. “Há anos, estamos tentando criar uma relação mais harmônica entre produtores e compradores da indústria. Depois de 22 meses de acurados os estudos, conseguimos lançar os primeiros preços de referência para um leite padrão. Esse produto vai ter o preço referência divulgado mês a mês. Todo mês teremos uma reunião em que vamos avaliar o mercado nos últimos 15 dias do mês anterior e 15 dias do mês em vigência. Então, o produtor terá uma antecipação, principalmente, da tendência, nem tanto é o valor absoluto, mas vai mostrar a tendência, por exemplo, se estamos em um período de alta, se estamos em período de baixa e o que está acontecendo com a indústria. E, assim, daremos condições do pecuarista planejar a produção”, destacou Simões.
 
Integração
 
Ainda segundo Simões, com a criação do Conseleite, a indústria passou a ter acesso a importantes informações do setor no Estado, como, por exemplo, a média das empresas que fazem parte do projeto comparada com o resultado de empresas que atuam em outros estados e médias nacionais. Assim, a indústria pode se situar melhor e aperfeiçoar o mercado.
 
“É um jogo de 'ganha-ganha'. Nós teremos uma relação mais harmônica com a cadeia e teremos mais transparência dos dados, porque são abertos os custos de produção dos pecuaristas e os custos de transformação das indústrias. É o cotejamento desses dados que gera o preço de referência. É o preço médio de um leite padrão hipotético que pode subir até 26% caso o produtor melhore a qualidade. O valor também pode cair, até 8%, caso a qualidade seja menor. Além de tudo, é um estímulo à melhoria da qualidade do leite dos produtores e de Minas Gerais”, explicou Simões.
 
O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), José Antônio Bernardes, disse que o setor acompanhou todo o processo de criação do Conseleite e avalia de forma positiva o estabelecimento de um preço referência para batizar os negócios entre indústria e produtores.
 
“A indústria acompanhou, desde o começo, a elaboração do Conseleite de Minas, e nós temos conhecimento de como é feito em outros estados. A indústria recebe com bons olhos, esperamos que funcione. Esperamos também que realmente haja critérios para chegarmos a um consenso no preço de referência. É importante que o produtor e os usuários da ferramenta saibam que estamos trabalhando com preço referência, que hoje está compatível com a realidade do Estado”, afirmou Bernardes.
 
 
As informações são do jornal Diário do Comércio, resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?