PR: preço do leite sobe até 44% para o consumidor
O levantamento diário de preços realizado nas maiores redes de supermercados de Curitiba-PR, pelo serviço Disque Economia, mostra que entre 5 de janeiro e 10 de junho o leite longa vida integral subiu 44,06%. O preço do litro do produto subiu de R$ 1,43 para R$ 2,06. O longa vida desnatado passou de R$ 1,44 para R$ 2,06, o que representa um aumento de 43,06%. Já o tipo C passou de R$ 1,17 para R$ 1,40 ou um aumento de 19,66%.
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De acordo com a pesquisa realizada pelo Disque Economia, o leite longa vida integral era vendido na quarta-feira (10) entre R$ 1,88 e R$ 2,28, o longa vida desnatado entre R$ 1,89 e R$ 2,28 e o tipo C variava de R$ 1,28 a R$ 1,58.
O economista do Dieese, Sandro Silva, disse que os motivos que afetaram o preço do leite foram os problemas climáticos, principalmente a estiagem, que prejudicou a produção e aumentou o custo do produtor que teve que utilizar ração com a redução das pastagens. No entanto, ele destacou que o preço pago ao produtor ficou praticamente inalterado. Em janeiro, o produtor recebia R$ 0,54 e em maio R$ 0,59. Segundo Silva, agora há uma pressão dos produtores para aumentar o preço do produto. Ele acredita que, provavelmente, a indústria e o varejo é que estão ganhando com estas elevações de preços.
O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite), Wilson Thiesen, lembrou que a queda na produção a partir de março foi muito acentuada com a seca nos três Estados da Região Sul do País. ''O outono diminuiu as pastagens e as geadas pioraram e não permitiram plantar aveia e azevém (tipo de gramínea) que sustentam o gado'', destacou. Ele explicou ainda que os valores atuais representam uma recomposição de preços. Segundo ele, os produtores estão reivindicando aumento nos preços pagos. Agora, Thiesen prevê que o valor vai depender do volume de produção.
O superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Rovaris, disse que os preços estão subindo de forma exagerada. Segundo ele, quando os supermercados fazem promoções trabalham com margem de lucro próximo de zero. Ele informou que só o custo da embalagem é de R$ 0,74. A este valor soma-se o custo do produto (R$ 0,59) mais impostos, processamento, armazenamento e transporte.
A matéria é de Andréa Bertoldi, para a Folha de Londrina, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
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LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 14/06/2009

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/06/2009
Quando os produtores fornecerem leite com baixos índices de células somáticas e bactérias, quando o consumidor preferir a qualidade do pasteurizado e deixar de se preocupar só com a comodidade do longa vida, quando o consumidor tiver cultura para demandar produtos de qualidade e deixar de olhar só o preço, quando os laticínios pararem de combinar preço, quando o setor for menos oligopolizado, quando houver maior profissionalismo e seriedade em toda a cadeia produtiva, quando o governo se preocupar com políticas sérias de longo prazo, etc...
Enquanto isso tudo não ocorre, produzir leite segue sendo um negócio ruim, num país em que cada vez mais, quem trabalha sério acaba fazendo papel de bobo.

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO
EM 12/06/2009
Está evidente que o índice de reajuste no preço ao consumidor é infinitamente superior ao aplicado no mesmo período junto ao produtor de leite! Em nossa Região, por exemplo, o preço do leite UHT saiu de R$ 1,56 em janeiro para R$ 2,16 em junho, ou seja, aumentou em 40%, enquanto o preço ao Produtor subiu no mesmo período de R$ 0,50 para R$0,60, ou seja: 20%!
Isto indica que, o que fez com que o preço do leite para o consumidor final (ou seja, NÓS) aumentasse violentamente no período, não é o reajuste aplicado ao preço pago ao Produtor, mas sim o aumento nas margens da Indústria e do Varejo, aproveitando e culpando a situação "climática" por isso. Que o preço pago ao produtor varia de acordo com oferta e demanda, isto nós sabemos, mas o que não tem explicação é esta diferença absurda de reajuste de preço, alegando escassez de produção. Que o consumidor tenha que pagar caro pelo leite, vá lá (ainda que as camadas pobres da população sejam as mais prejudicadas), mas o que não se pode fazer é dar a explicação errada. Isto é a mesma coisa que mentir para a opinião pública.
A população se obriga a pagar caro pelo leite porquê as grandes redes de Supermercados do País são sempre oportunistas! A comercialização de leite está em sua grande maioria nas mãos de meia dúzia de gigantes varejistas, que aproveitam seu poder de barganha para pressionar fornecedores (indústria), e manter suas margens de lucro preservadas, ainda que seja sobre um produto de cesta básica, e fundamental na dieta de famílias de todas as classes sociais!
Deixo uma pergunta no ar:
-Porquê as CPI´s do Leite encalharam? Pelo menos aqui no Rio Grande do Sul, não se fala mais nada à respeito disso.
Em resumo, o Produtor de Leite e o Consumidor, são os únicos elos da cadeia que não tem como "repassar" aumento de custos! O Governo assiste à tudo isso impassível! Lamentável.

OUTRO - PARANÁ
EM 12/06/2009
Até quando o leite vai ser tão pouco valorizado no Brasil? Pagamos mais por um litro de água o ano inteiro e ninguém vai para a imprensa reclamar.
Produtores e indústrias é que carregam nas costas esta situação. Um não recebe o que precisa pela matéria prima, porque o outro não consegue repassar os custos industriais.
Gilson Oliveira.