ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que a seca no Sul do país afeta o mercado de leite?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
5

A seca no Sul do Brasil vem assolando os produtores de leite da região. Como a região detém boa parte da produção de leite no Brasil, espera-se um impacto no mercado lácteo.

Principais pontos:

 

Confira o conteúdo completo em vídeo:

 

Seca prejudica pastagens e silagem de milho

O sistema de produção no Sul é baseado, majoritariamente, em pastagens, uma vez que as quatro estações são bem definidas e há ocorrência de chuvas o ano todo, possibilitando o uso do sistema. São utilizadas pastagens de inverno nos meses mais secos e frios e, nos chuvosos e quentes, pastos de verão, além do uso de silagem de milho e suplementação concentrada ao longo do ano.

O verão do ano passado (19/20) já foi considerado seco na região, prejudicando os pastos e a produção de silagem – reduzindo seu estoque. O inverno seguinte foi considerado quente, acometendo as pastagens de inverno. Assim, ao longo do ano o produtor já vinha recebendo alta demanda por leite e tinha baixa oferta de forragem disponível, utilizando a pouca reserva que tinha de volumoso até outubro. Agora, observa-se uma seca intensa na região, impedindo o plantio de pastagens de verão e prejudicando o milho plantado no campo destinado a silagem.

Com a baixíssima oferta de volumoso aliada a altos preços de concentrado, a tendência é de queda de produção, já que sem alimento em quantidade e qualidade, o animal não produz leite. A provável queda de produtividade da silagem e a incerteza de boas condições climáticas podem prolongar os efeitos à médio e longo prazo, estendendo para 2021.

 

Oferta e demanda desbalanceadas

Com a queda de produção no Sul, a oferta brasileira de leite fica desbalanceada e a demanda aumenta, acarretando elevação dos preços médios. Esse impacto atinge também os derivados, e já é possível observar uma tendência de aumento para leite UHT e muçarela, que, até então, vinham apresentando queda. Isto pode se expandir para outros produtos lácteos.

 

Leite Spot

O leite Spot, comercializado entre indústrias, já teve aumento considerável na última quinzena e deve continuar aumentando. Efeitos no preço de leite pago ao produtor e aumento de preços no varejo também são esperados.

Assim, com as incertezas na produção no Sul e a dinâmica de mercado aquecida no resto do país, a seca no Sul do país se faz de grande importância, afetando diretamente indústria, varejo e produtores de leite.

Estas e mais informações de mercado voltadas para o produtor de leite são disponibilizadas no aplicativo Milk Monitor, conheça!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint