ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Peste suína na China e tarifas de retaliação atingem os preços de soro de leite dos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/02/2019

3 MIN DE LEITURA

0
2

O mercado de soro de leite dos EUA sofreu um declínio acentuado. Entre meados de janeiro e início de fevereiro, o preço do soro do leite da CME (Chicago Mercantile Exchange) caiu 14,25 centavos, ou 28%, impulsionado principalmente pelas contínuas tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos. No entanto, o surto generalizado de peste suína africana na China colocou milhares de animais em risco, o que poderia reduzir a demanda por soro de leite dos EUA. Nota: o soro de leite é utilizado nas rações de leitões na China. 

“De acordo com o calendário lunar da China, 2019 é o ano do porco, mas até agora, o ano não está se tornando um bom ano para a indústria suína do país e isso pode prejudicar a indústria de soro de leite dos EUA”, disse Sara Dorland, analista do mercado de lácteos do Daily Dairy Report e sócia-gerente da Ceres Dairy Risk Management, Seattle.

Um artigo recente no South China Morning Post informou que a doença teve um profundo impacto negativo nas pequenas fazendas de suínos da China. "Enquanto a peste suína africana não representa problema para os seres humanos, a doença incurável é altamente contagiosa para os suínos. O governo chinês proibiu o movimento de suínos de províncias infectadas, afetando fortemente as pequenas propriedades que dependem do comércio com outras províncias para obter renda”, disse Dorland.

A peste suína africana na China foi detectada pela primeira vez na província de Liaoning, no início de agosto de 2018. Desde então, mais de 100 surtos ocorreram em 25 províncias, de acordo com a Xinhua, agência estatal de notícias oficial da China. “Se as pequenas fazendas saírem do negócio como previsto, a produção de suínos poderá cair 20% em 2019, de acordo com o South China Morning Post. Uma redução de 20% no rebanho suíno, por sua vez, reduziria a demanda por soro de leite usado nas rações de leitões”, explicou Dorland.

De acordo com a analista, a China é o maior produtor e consumidor de carne suína do mundo. A demanda por soro de leite importado pela China começou a cair no segundo semestre de 2018, após a descoberta da peste suína africana e a implementação de tarifas comerciais retaliatórias sobre produtos de soro de leite dos EUA. Para o ano inteiro, as importações chinesas de soro de leite aumentaram 5,1% em 2018 em relação aos níveis de 2017, impulsionadas por fortes embarques no primeiro semestre do ano, quando a China importou 10% mais soro de leite do que no mesmo período de 2017. “No entanto, as importações de soro de leite no segundo semestre de 2018 caíram 0,5% em relação aos níveis do ano anterior”, acrescenta.

A China não só está importando menos soro de leite, como também está importando menos soro de leite dos Estados Unidos devido às contínuas tensões comerciais entre os dois países. "Uma desaceleração nas importações de soro de leite da China afetou negativamente os volumes de exportação dos EUA para o maior destino de soro de leite do país. Embora as consequências da febre suína africana tenham provavelmente um impacto limitado no consumo de soro de leite chinês até agora, o potencial para um revés significativo existe. Temores de um declínio pendente no soro de leite usado em rações de suínos provavelmente pesaram sobre os preços”.

O impacto da guerra comercial entre os EUA e a China em relação ao soro de leite poderia ser duradouro. "Como a China recuou sobre as importações de produtos de soro dos Estados Unidos, isso provavelmente aumentou as compras da Europa. Este volume perdido pode causar danos duradouros às exportações dos EUA se os dois lados não conseguirem chegar a um acordo no início deste ano”, finalizou.

As informações são do MilkBusiness, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures