Pesquisa mostra que o leite reduz riscos de doenças

O segredo para uma vida mais longa pode ser simples: o leite. Beber leite pode reduzir as chances de morrer de doenças como doenças cardíacas e derrame em até 20%, segundo pesquisa liderada por Peter Elwood, da Universidade Cardiff, e Ian Givens, da University of Reading, ambas no Reino Unido. O maior consumo de leite provavelmente também reduz os custos com cuidados com a saúde de forma substancial, devido à redução nas doenças crônicas, disseram os pesquisadores.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

O segredo para uma vida mais longa pode ser simples: o leite. Beber leite pode reduzir as chances de morrer de doenças como doenças cardíacas e derrame em até 20%, segundo pesquisa liderada por Peter Elwood, da Universidade Cardiff, e Ian Givens, da University of Reading, ambas no Reino Unido.

O leite bovino fornece cálcio, potássio, proteína e vitamina D; mas também açúcares e gordura saturada e, por isso, frequentemente é tido como uma escolha não saudável, disseram os pesquisadores. Contudo, o estudo se baseou em evidências de 324 estudos sobre consumo de leite e sua relação com doenças cardiovasculares, derrame e diabetes, e mostrou que os benefícios para a saúde devido ao consumo de leite são maiores do que os riscos.

"Nossas descobertas claramente mostram que quando os números de mortes por doenças cardiovasculares, derrame e câncer de cólon-retal foram considerados, houve fortes evidências de uma redução geral no risco de morte por essas doenças crônicas devido ao consumo de leite", disse Givens. "Existem evidências convincentes de que o consumo de leite está associado com um aumento na sobrevivência em comunidades ocidentais".

As doenças cardíacas causam cerca de 27% de todas as mortes nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Trata-se da causa número um de mortes em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O maior consumo de leite provavelmente também reduz os custos com cuidados com a saúde de forma substancial, devido à redução nas doenças crônicas, disseram os pesquisadores.

A reportagem é do Bloomberg, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rose de Oliveira
ROSE DE OLIVEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 11/08/2009

Apenas como uma primeira informação: Durante o 26º. Congresso Nacional de Laticínios, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) em Juiz de Fora, nos dias 13 a 16 de julho, a EPAMIG formalizou apoio à campanha "Sim ao Leite! 2009", que é promovida pela Federação Panamericana do Leite (Fepale), composta por 17 países, dentre eles, Brasil e Estados Unidos. A Fepale tem sede no Uruguai. A campanha visa promover o consumo de produtos lácteos e, com isto, beneficiar a saúde do povo americano, especialmente as crianças.

Segundo o secretário geral da Fepale, Eduardo Fresco Leon, que assinou um termo de adesão junto com o presidente da EPAMIG, Baldonedo Arthur Napoleão, esse apoio da EPAMIG/ILCT vai fortalecer a campanha, pois a Empresa mineira tem reconhecimento nacional e internacional.

O presidente da EPAMIG destacou a importância desse trabalho realizado pela Fepale. Segundo Baldonedo, o objetivo da campanha da Federação vai de encontro a várias iniciativas que a EPAMIG já vem promovendo. Com mais esta parceria, a EPAMIG vai desenvolver atividades e publicações em conjunto com a Fepale e, dessa maneira, esclarecerá mais a população sobre a importância do leite para a promoção da saúde.

Rose de Oliveira
Jornalista
Richard James Walter Robertson
RICHARD JAMES WALTER ROBERTSON

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MATO GROSSO DO SUL

EM 29/07/2009

Concordo totalmente com o leitor Paul.
Assistimos a notícias sobre a legalização da maconha na Califórnia (EUA), enquanto o marketing do leite em nosso país segue em abandono. Vemos algumas poucas referências negativas, como o uso do leite para acalmar o guarda municipal da novela das oito da Globo. Felizmente, nessa mesma novela, já presenciei cenas de atores bebendo leite e reforçando o papel "purificador" do leite na Índia.

Nós produtores temos que exercer mais pressão para ações positivas na divulgação de nosso nobre produto.
Sem falsa modéstia, faço a minha parte sempre que posso, como lactólatra assumido (tenho até uma comunidade do Orkut) e divulgador das propriedades saudáveis do leite.
Paul Gaiser
PAUL GAISER

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/07/2009

Acredito que a humanidade ainda vai despertar para as maravilhas do leite, mesmo depois de tantos séculos. O que me faz pensar, porque o marketing mundial é tão pobre sobre esta questão se tantos players de peso e sucesso tem no leite seu core business?
Paul Gaiser
Qual a sua dúvida hoje?