Em 2011 iniciamos uma pesquisa anual no MilkPoint para levantar opiniões junto aos leitores sobre os principais desafios para a produção leiteira no ano subsequente. O intuito é de captar a percepção de produtores, profissionais e estudantes sobre os desafios para o leite. Desta forma, podemos observar quais as expectativas e preocupações dos agentes do setor para o desenvolvimento da produção nos próximos 12 meses.
Em 2016, com 73% dos votos, o custo de produção foi apontado como o item de maior preocupação para o setor (assim como as pesquisas anteriores). Na mesma pesquisa, as opções importações de produtos lácteos e adequação ambiental não tiveram nenhum voto, diferente dos outros anos nos quais a pesquisa também foi realizada. Em 2015, ambas opções tiveram 2% dos votos.
O preço do leite ficou em segundo lugar, com 17% dos votos, queda quando comparado à pesquisa de 2015, que teve 20% dos votos. Em terceiro, clima, mão de obra e adequação da qualidade do leite empataram e cada tópico teve 3% dos votos, recuo comparado à pesquisa anterior, quando os itens foram a escolha de 20%, 6% e 7% dos participantes, respectivamente.
O gráfico abaixo ajuda a visualizar as mudanças, trazendo a variação das respostas a partir dos “Desafios de 2012”.
Gráfico 1 - Comparação desafios 2012 a 2016.
Dentre outros pontos de grande relevância para a atividade, gostaríamos de saber a sua opinião sobre quais serão os principais desafios para o setor leiteiro em 2017.
Por julgar importante, neste ano adicionamos um novo tópico: “consumo/baixo crescimento econômico”.
Dê a sua opinião por meio do formulário abaixo:
Confira o resultado das pesquisas dos anos anteriores: 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.
A Equipe MilkPoint agradece desde já a sua participação!
Equipe MilkPoint
