ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa: custo de produção será o maior desafio para 2012

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/01/2012

2 MIN DE LEITURA

5
0

Em dezembro o MilkPoint perguntou aos seus leitores quais seriam os principais desafios para a produção leiteira em 2012. A enquete contou com a participação de produtores de diversas regiões do Brasil, e 36% das respostas apontaram os custos de produção como a maior preocupação em 2012, mais até do que o preço do leite.

Esta pesquisa foi feita baseada em enquete realizada anualmente pela entidade Australian Dairy Farmers, que avalia a percepção dos produtores australianos a respeito dos principais desafios da atividade. A intenção é fazê-la a cada ano e avaliar as mudanças ao longo dos anos.

Em 2011, o produtor de leite se deparou com custos de produção mais elevados, mas por outro lado, os preços pagos no campo também foram mais altos, possibilitando uma rentabilidade interessante na média do ano (Leia matéria relacionada: Leite em 2011: rentabilidade favorável da atividade pode estimular oferta em 2012) Ainda assim, o custo com a produção parece ser o item de maior preocupação entre os produtores. (Gráfico 1).

Em um primeiro momento, surpreende o fato do preço do leite ocupar a terceira posição, com apenas 12%. Porém, o fato de terminarmos o ano com preços significativamente mais elevados do que em 2010 e também a relativa estabilidade nos últimos 6-7 meses sugerem ao produtor que em 2012 o preço recebido não será um problema de grande magnitude. Certamente, se o preço caísse para níveis próximos ao que se verificou em janeiro de 2011 - preço médio de menos de R$ 0,60/litro - era de se esperar um resultado diferente.

Gráfico 1: Qual será o maior desafio para a atividade leiteira em 2012?
 

 


Em segundo lugar a aparece o desafio da mão-de-obra, com 27% das respostas. Dificuldades nesse tema vêm sendo debatidas com frequência no MilkPoint e a pesquisa reflete isso. Cada vez mais, a atividade exige pessoas capacitadas, o que tem sido problema em uma situação de quase pleno emprego, com indústrias e serviços atraindo cada vez mais pessoas. A hereditariedade do negócio também tem sido ponto de atenção.

É interessante observar no Gráfico 2 que quando os produtores são agrupados por categorias de produção diária, os produtores com maior produção (acima de 1500 L/dia), tem como maior preocupação a mão-de-obra (35%), resposta diferente dos produtores com menor produção. Quase metade dos produtores de 500 a 1000 L/dia (47%), opinaram que o maior desafio será com o custo de produção, mostrando realidades um pouco diferentes.

Gráfico 2: Porcentagem de respostas Custo de produção vs Mão-de-obra por perfil de produção.

 

 



Dentre os leitores participantes da enquete, os mineiros tiveram maior participação (46%), seguido dos goianos (11%) e dos gaúchos (8%). Do total de respostas, 32% foram de produtores com produção diária de 500 a 1000 litros. (Tabela 1)

Tabela 1: Porcentagem de participação na enquete segundo agrupamento por produção diária

 



A preocupação com os custos dos insumos implica no uso eficiente dos recursos utilizados para a produção. Monitoramento do mercado, atividade bem programada, com possibilidades de compra de insumos em momentos estratégicos, redução do desperdício e aumento da eficiência de produção são temas que devem fazer parte da agenda do produtor em 2012.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FAZENDA SALTO GRANDE DO JACUI LTDA

SALTO DO JACUÍ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/01/2012

Tambem acho que 2012 vai ser um grande desafio. no RG do sul estamos pasando por uma grande falta de chuva. desde novembro milho muito ruin sem gão silagem de ma qualidade.a tendencia è de que nossos custos aumentem em atè 10% na dièta, è muito preocupante.
JORGE LUIS FENSTERSEIFER

JI-PARANÁ - RONDÔNIA

EM 04/01/2012

Devido à ser uma atividade ainda muito forte na exploração familiar,com envolvimento diário, sem descanso semanal e a baixa remuneração oferecida ao empregado rural,acredito serem  os entraves na falta de mão de obra.
MARCO AURELIO SAMBAQUI GAMBORGI

GASPAR - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/01/2012

Os dois maiores desafios citados pelos produtores - custo de produção e mão-de-obra - não são problemas restritos ao mundo do leite. Se formos conversar com qualquer empresário de qualquer setor tenho certeza que os desafios serão os mesmos. Nós produtores não estamos sozinhos nessa. Os desafios existem para todos. Temos de aprimorar a gestão para controlar os custos e ter um negócio lucrativo. Aí poderemos oferecer uma compensação mais interessante aos colaboradores.
SANDRO LUIS BALD

SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/01/2012

Realmente a mão de obra especializada esta sendo um grande entrave, na ampliação ou ate manutenção da produção leiteira.
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/01/2012

Muito oportuna a iniciativa da enquete e bem interessantes seus resultados. Provavelmente, a maioria dos produtores de até 1000 litros diários represente as propriedades com emprego de mão-de-obra familiar. Nessas, devido ao limitado volume demandado de insumos, possivelmente a aquisição dos mesmos ainda seja feita mais no varejo, incidindo mais sobre o custo de produção.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures