Pecuária não é a maior responsável pelo efeito estufa

Pesquisadores da Universidade de São Paulo mostraram, na última sexta-feira (10), que a pecuária não é a maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa. O estudo foi apresentado na 20ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "O gado não é o grande vilão da destruição da camada de ozônio", afirmou o representante do Laboratório de Bioquímica Ambiental do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da universidade, Marcelo Galdos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Pesquisadores da Universidade de São Paulo mostraram, na última sexta-feira (10), que a pecuária não é a maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa. O estudo foi apresentado na 20ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "O gado não é o grande vilão da destruição da camada de ozônio", afirmou o representante do Laboratório de Bioquímica Ambiental do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da universidade, Marcelo Galdos.

Segundo o pesquisador, ao considerar todos os gases de efeito estufa, como gás carbônico, óxido nitroso e metano, a agropecuária representa apenas 20% do total da emissão mundial. "Há uma distorção dessa imagem do gado como grande emissor. Existe gente querendo parar de comer carne achando que vai ajudar o meio ambiente, quando, na verdade, se estivesse mudando seus hábitos, inclusive de transporte, poderia ter impacto ainda maior", disse.

O estudo aponta, ainda, que a pecuária intensiva, feita com manejo correto, pode gerar energia. O confinamento, onde há grande quantidade de gado em espaço reduzido, é visto como alternativa. Isso porque a concentração de resíduos (esterco) pode ser transformada em energia por meio da biodigestão. "Esse metano, que iria para a atmosfera pela decomposição desse resíduo pode ser usado para gerar energia, substituindo outras fontes", explicou Marcelo Galdos.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Luís Gonçalves Campelo
PAULO LUÍS GONÇALVES CAMPELO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/08/2009

Compartilho com a opinião dos Senhores Jorge Humberto Toldo e Belchior Cristino de Souza. As Leis ambientais são elaboradas por políticos, na maioria das vezes leigos. Os políticos que elaboram essas Leis ambientais não estão preocupados com a real causa do aumento do nível de gases de efeito estufa na Atmosfera, que é a nossa eterna dependência dos combustíveis fósseis. Não quero aqui defender a idéia de que o aquecimento do Planeta está relacionado com o aumento do nível desses gases, nem dizer que não está relacionado a isso, existem muitos Cientistas sérios que defendem que esse aquecimento é cíclico, e vai acontecer de qualquer jeito. Mas se queremos diminuir a emissão de gases de efeito estufa, devemos descobrir meios de utilizar o mínimo possível de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, etc). Está muito claro para qualquer um que as moléculas dos gases emitidos pela queima desses combustíveis estavam a milhões de anos armazenados nas profundezas da terra, e que agora estão fazendo parte da nossa atmosfera, é por isso que os Agrocombustíveis não contribuem com o aumento do nível desses gases na atmosfera, a cana de açúcar que foi utilizada para fazer o álcool, por exemplo, sequestrou o Carbono da atmosfera para, essa molécula de Carbono antes sequestrada pelo canavial durante o processo de fotossíntese, passou a fazer parte da extrutura celular de alguma parte dessa planta, mais tarde foi extraído a sacarose e fez-se o álcool, parte do carbono sequestrado continua fazendo parte do bagaço, das folhas, conclui-se então que um canavial sequestra muito mais Dióxido de Carbono da Atmosfera do que o que será emitido durante a queima do álcool. Mas isso, político nenhum quer enxergar, a exploração do Petróleo vai ser continuar de vento em popa, a queima de carvão mineral vai continuar a ser a principal fonte de energia em países como os Estados Unidos, que gera energia elétrica a partir da queima desse mineral, os Chineses vão continuar a utilizar o carvão mineral para aquecerem as suas casas, e o culpado vai continuar a ser o Agricultor e o Pecuarista, sabem por que ? Porque nos falta vergonha na cara, nos falta amor próprio, esses incopetentes estão lá, legislando, por que receberam os nossos votos.
Abraços a todos.
Paulo Campelo
Humberto de Freitas Tavares
HUMBERTO DE FREITAS TAVARES

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 29/07/2009

Achei um link para o filme. Vale a pena ver!

The Great Global Warming Swindle - A grande farsa do aquecimento global

http://blip.tv/file/640926/

BELCHIOR CRISTINO DE SOUZA
BELCHIOR CRISTINO DE SOUZA

NOVA XAVANTINA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 16/07/2009

Caro Jorge Humberto Toldo.


Quando li a sua mensagem nao aquentei e cai na risada, pois você tirou da minha boca as palavras, nunca vi tanta besteira na minha vida. Quando fala de meio ambiente leio os assuntos só para ver as besteiras que muita gente escreve. Pessoas que comentam da amazonia sem conhece-la, pessoas que elaboram leis ambientais que parece que nao conhece da historia mundial e tao pouco do brasil, ONGs que só querem aparecer e roubar dinheiro público, é estrangeiros que fizeram o que quiz do seu pais e causam danos enormes ao meio ambiente com suas industrias, etc e agoram querem dar ordens no nosso pais, tem pelo amor de Deus, esse povo poderiam cassar o que fazer ou então façam alguma coisa que vale a pena.
Humberto de Freitas Tavares
HUMBERTO DE FREITAS TAVARES

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 15/07/2009

Algumas questões para reflexão:

O aquecimento global é causado pelos gases antropogênicos? Se for, como se explica que nos ciclos anteriores o pico da concentração de gás carbônico atmosférico se deu DEPOIS e não antes do pico de temperatura? Como se explica que o gradiente da temperatura atmosférica é menor, e não maior com a altitude, como seria de se esperar se houvesse de fato o efeito estufa?

Poderia ter outra causa? Aumento da atividade solar?

O aquecimento global será ruim como regra em todos os pontos do planeta? Haverá áreas favorecidas? Estas áreas serão maiores ou menores que as desfavorecidas?

Os gastos com a redução dos gases de efeito estufa são altos? Poderiam ser melhor empregados?

Quem procura se distanciar da manada deve meditar seriamente sobre estas questões.

Um início de pesquisa pode ser assistindo ao filme The Great Global Warming Swindle - A grande farsa do aquecimento global. Já vi com legendas em Português na Internet, talvez ainda se ache.

Zualdo Gradela Junior
ZUALDO GRADELA JUNIOR

CATANDUVA - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 15/07/2009

É ótimo que os pesquisadores entrem na discussão sobre o clima mostrando e quebrando mitos espalhados por países, que por estarem em desvantagem comprovada na produção de carne, procuram através de falsas premissas promoverem boicotes contra nossa carne.
Helvecio Oliveira
HELVECIO OLIVEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 14/07/2009

Apenas acrescentando informações, os pântanos e plantações de arroz irrigadas, sobretudo na Ásia, também exercem grande influência na produção de metano - maior que o gado. Quanto aos confinamentos ressalto a importância do uso de ionóforos contribuindo na redução de produção/emissão de metano com aumento de eficiência alimentar por maior produção de Propionato - melhor desempenho animal - mesmo em produções estabelecidas em pastagens, que penso estarem mais em "acordo" com nossas caracteristicas climáticas e, sobretudo, econômicas.

Abraço aos amigos do Milkpoint.
Walter Jark Flho
WALTER JARK FLHO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/07/2009

Parabens para o MilkPoint por esta reportagem. Este assunto foi tema de discussão recente em função de um outro artigo que gerou polêmica entre vários leitores. Tive a resposta que solicitei.

Walter
Jorge Humberto Toldo
JORGE HUMBERTO TOLDO

JUSSARA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/07/2009

Ora façam meu favor..... até eu que sou mais bobo que eles sei disso e quem não sabe?

Olha quando se trata de meio ambiente nesse país é uma verdadeira vergonha. Eu até estou evitando ver noícias ligadas ao setor para não me estressar. É um total despreparo, um descaso, a maior cortina de fumaça que já na "história desse país".

E falar que precisa vir um pesquizador da USP gastar seus preciosos neurônios para afirmar o que já estamos cansados de saber!! Esse povo não tem algo mais interessante ou produtivo para pesquizar não?

Tenha a santa paciência.

Desculpem o desabafo mas isso irrita qualquer um que tenha um pouco de bom senso.
Qual a sua dúvida hoje?