O FCB pretende quebrar barreiras ao redor do queijo francês para os consumidores americanos fornecendo mais do que uma butique de queijos especiais. O espaço da loja tem um espaço multidimensional para acomodar varejo, educação, eventos e uma galeria. “Isso nos dá a oportunidade de falar sobre os queijos franceses por meio do estilo de vida, da moda e da arte”, disse o diretor gerente do Centre national interprofessionnel de l'économie laitière (CNIEL), Charles Duque.
O FCB escolheu Nova York, especificamente o elegante bairro de SoHo, para atrair uma audiência jovem, diversa e criativa. Os americanos há muito tempo adotaram em sua dieta queijos franceses, particularmente o Brie, que foi um dos primeiros queijos franceses disponíveis para a compra nos Estados Unidos.
“Sua notoriedade começou nos anos setenta quando lojas de alimentos mais sofisticadas como Zabar’s e Fairway, em Nova York, começaram a estocar Brie. Os americanos adquiriram um gosto imediato por ele e por outros queijos europeus”, comentou Duque. O consumo de queijos e o interesse em variedades de queijos estrangeiros artesanais nos Estados Unidos aumentaram nos últimos 15 anos, tornando essa a categoria número um no mercado de alimentos especiais.
Os americanos estão buscando sabores marcantes de queijos e embora nomes familiares como Brie ainda sejam populares, há uma demanda crescente por sabores mais robustos, encontrados em queijos franceses como Emmental ou Fourme d’Ambert. “Os apreciadores de alimentos americanos [chamados de foodies] estão buscando sabores mais pronunciados, de forma que não surpreende que os queijos azuis, como o Bleu d’Auvergne, cresçam em popularidade. Com mais de 1.200 queijos, a França sempre teve algo para agradar o paladar”, pontuou Charles.
A loja do FCB em Nova York terá uma seleção de queijos que vão desde os mais familiares, como Farmstead Camembert e Brie, até as variedades de queijos mais exóticas, como o queijo de leite de cabra, Epoisses, ou Mimolette. “Mudamos a seleção frequentemente para incentivar os consumidores a voltar e descobrir algo novo”, disse Duque. As amostras de sabores e a promoção social são partes essenciais da estratégia de marketing do FCB também.
O futuro para mais lojas conceito promovendo o queijo francês é brilhante. O FCB recentemente assinou um contrato para abrir um espaço interativo similar de varejo em Tóquio, em 2017. Há planos de expansão também em Xangai e Oriente Médio, disse Duque.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.