ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mintel: novos sabores e embalagens podem impulsionar o mercado de manteiga no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2018

3 MIN DE LEITURA

1
3

A manteiga pode ter um futuro brilhante no Brasil, mas a categoria precisa de sabor, inteligência e inovação em embalagens para seduzir os consumidores que tradicionalmente preferem a margarina, disse um analista da Mintel. Em 2016, a margarina respondeu por 85% de todos os volumes do Brasil – preferida sobre a manteiga pela sua acessibilidade, de acordo com o Mintel. Mas, com o Brasil saindo de sua profunda recessão e registrando um crescimento no PIB, a manteiga poderia - de vez - ter a sua chance.

Dados do Global New Products Database (GNPD) do Mintel mostraram que em 2017 foram lançados 58% mais produtos de manteiga no Brasil, comparado com 2016. No entanto, Caroline Roux, analista global de alimentos e bebidas da Mintel, disse que os lançamentos até agora foram muito simples para ter algum apelo junto aos consumidores.

Escrevendo em um post recente no blog, Roux completou: “poucos produtos se destacaram ao adotar uma abordagem mais experimental em termos de sabor, funcionalidade ou embalagem, e isso representa uma área potencial de crescimento, à medida que o consumo de manteiga se torna mais arraigado no Brasil. A manteiga ainda é, no entanto, vista predominantemente como spread [produto cremoso para ser espalhado em outros alimentos, como pães, torradas, etc], o que destaca as oportunidades para os fabricantes serem mais experimentais em relação ao sabor, o que pode ajudar os consumidores a serem mais criativos na cozinha”.

Há “oportunidades significativas” com a inovação certa do produto, disse ela, que também seria impulsionada pela recuperação econômica do Brasil e menos preocupações com relação ao custo.

Especiarias e bolsas

Roux disse que há um forte potencial para aumentar a categoria de manteiga no Brasil se os fabricantes puderem encorajar diferentes ocasiões de uso. Atualmente, ela disse que 76% dos consumidores brasileiros usam margarina ou manteiga como spread e apenas 21% usam os produtos para fritar alimentos, substituindo o óleo para cozinhar. Mas, se sabores inovadores e embalagens foram introduzidos, ela disse que há espaço para seduzir os consumidores.

“Sabores salgados e/ou condimentados são os caminhos mais óbvios para incentivar o uso na culinária. A inovação em embalagens e as embalagens pequenas em particular, juntamente com o sabor, podem ajudar a convencer os consumidores a usar manteiga com sabor com mais frequência”, disse Roux. Mostrar aos consumidores que a manteiga poderia ajudá-los na cozinha, disse ela, também "chamaria a atenção" porque os consumidores valorizam os atalhos convenientes quando cozinham em casa.

Roux disse que os fabricantes de manteiga poderiam se inspirar em outras categorias, como  a de manteiga de castanhas, opção que a marca americana natural e orgânica Justin's lançou e que tem um conceito de embalagem inovador. A Justin’s entrou no mercado dos EUA e a embalagem adicionou portabilidade e uma nova maneira de consumir manteigas, aumentando as ocasiões de uso para a categoria.

Oferta doméstica

No entanto, a oportunidade de expandir a categoria de manteiga no Brasil também exigiu uma oferta adequada - uma área na qual o Brasil lutou.

“Fora do clima econômico, a escassez de manteiga doméstica tem sido uma restrição significativa. Como a maioria do leite é consumido na forma integral no Brasil - 63% dos brasileiros bebem leite integral, em comparação com 23% que bebem leite desnatado – isso reduz a oferta de gordura láctea para outros usos”, disse Roux.

Embora isso tenha criado espaço para os fabricantes importarem manteiga, ela disse que também elevou o produto para um nível premium e impediu que muitos consumidores comprassem o produto. "Dois terços dos brasileiros dizem que comprariam mais manteiga se fosse mais barata, destacando as oportunidades para os produtores locais de leite".

Fique atento

Na Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, nos dias 28 e 29 de novembro, ocorrerá a quarta edição do Dairy Vision 2018. Em parceria com a Zenith Global, consultoria britânica responsável pelo Global Dairy Congress, o evento organizado pela AgriPoint manterá a trajetória de crescimento iniciada desde a primeira edição, em 2015. Uma das palestras será proferida por Patrik Johansson, fundador da empresa Buttervikings. O tema da sua apresentação será: “Reinventando o negócio da manteiga”. A Butterviking busca resgatar tradições dos vikings para a elaboração dos seus produtos. Fique atento que em breve traremos mais novidades sobre o evento e toda a sua programação!

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO FERNANDES SANTOS

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/06/2018

palatablidade é a primeira qualidade de um alimento , daí a guerra entre as margarinas, como a Vigor e a Qualy, , QUE SERÁ ACIRRADA, PELA MELHORA DO SABOR DA VIGOR

ENG AGRÔNOMO GERALDO FERNANDES SANTOS - RIBEIRÃO PRETO - SP

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures