Produtor de leite: quantos são? (parte 1/3)
Produtor de leite e volume diário (Parte 2/3)
Produtividade do rebanho leiteiro (parte 3/3)

1- Breve descrição profissional:
Sou Zootecnista, formada pela FAZU e mestrado em produção animal na PUC/Chile. Atualmente sou Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite com atuação na área do agronegócio e desenvolvo estudos de acompanhamento/mapeamento da cadeia produtiva do leite.
2- Como enxerga a atividade leiteira no país hoje?
A atividade está mudando, mas de forma lenta, como vem acontecendo a muito tempo. Percebo a preocupação de muitos produtores em tornar-se eficientes.
O fato de existir um grande número de produtores com volume muito pequeno, reflete uma atividade ineficiente e pouco profissional. No entanto, o País conta também com produtores empresariais eficientes e competitivos. De forma resumida os produtores podem ser agrupados em:
- Produção de subsistência, com pequeno volume e produtividade, em média, de 4 litros/vaca. Apresentam deficiência na alimentação do gado e rebanho sem potencial genético para o leite.
- Produção semiextensiva com produtividade de 4 a 7 litros/vaca e baixa capacidade de suporte das pastagens.
- Sistemas especializados com produção de até 12 litros por vaca, que tem sofrido com mão de obra mal qualificada, sendo que o mesmo ocorre nos sistemas confinados.
3- O que acha que falta no setor?
Falta gestão. Muitos produtores vão "tocando" sem ter objetivos e metas definidos para seu próprio negócio, principalmente os relacionados com os resultados econômicos (lucro). Falta ainda assistência técnica adequada e articulação entre os próprios produtores.
4- O que espera da pecuária leiteira brasileira a curto prazo (5 anos)?
Continuaremos crescendo, principalmente pelos vários programas de incentivo à atividade leiteira. A demanda por produtos lácteos ainda é baixa e a tendência é de crescimento com o aumento da renda do brasileiro. Acredito que a IN 62 ajudará na profissionalização, como a IN 51 ajudou.
5- Quais são os pontos fortes da atividade leiteira brasileira?
O Brasil tem alguns pontos fortes, como: as condições climáticas, mercado interno deficitário e com possibilidade de crescimento e facilidade de aumento da produção de leite. Temos em média, baixos índices zootécnicos, tanto por animal quanto por área. Com ajustes no manejo e incorporação de tecnologias adequadas ao seu sistema, pode-se obter bons resultados.
6- Dica de sucesso ou frase preferida:
O sucesso da atividade leiteira ocorre quando o produtor pensa e avalia o sistema de produção como um todo.
7- Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais, e como o site lhe auxilia no dia-a-dia?
Para mim é a referência do que está acontecendo no setor. No site encontro matérias/artigos relacionadas à temas que abordo em minhas palestras.
