Nossa comunidade - Rosângela Zoccal, Zootecnista e Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

A pesquisadora Rosângela Zoccal, da Embrapa Gado de Leite, já por diversas vezes contribuiu com artigos para o MilkPoint. Com temas relevantes e linguagem amigável, traz informações importantes para a pecuária leiteira nacional

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A pesquisadora Rosângela Zoccal, da Embrapa Gado de Leite, já por diversas vezes contribuiu com artigos para o MilkPoint. Com temas relevantes e linguagem amigável, traz informações importantes para a pecuária leiteira nacional, que podem ser conferidos nos artigos abaixo:
Produtor de leite: quantos são? (parte 1/3)
Produtor de leite e volume diário (Parte 2/3)
Produtividade do rebanho leiteiro (parte 3/3)

Figura 1


1- Breve descrição profissional:

Sou Zootecnista, formada pela FAZU e mestrado em produção animal na PUC/Chile. Atualmente sou Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite com atuação na área do agronegócio e desenvolvo estudos de acompanhamento/mapeamento da cadeia produtiva do leite.

2- Como enxerga a atividade leiteira no país hoje?

A atividade está mudando, mas de forma lenta, como vem acontecendo a muito tempo. Percebo a preocupação de muitos produtores em tornar-se eficientes.
O fato de existir um grande número de produtores com volume muito pequeno, reflete uma atividade ineficiente e pouco profissional. No entanto, o País conta também com produtores empresariais eficientes e competitivos. De forma resumida os produtores podem ser agrupados em:
- Produção de subsistência, com pequeno volume e produtividade, em média, de 4 litros/vaca. Apresentam deficiência na alimentação do gado e rebanho sem potencial genético para o leite.
- Produção semiextensiva com produtividade de 4 a 7 litros/vaca e baixa capacidade de suporte das pastagens.
- Sistemas especializados com produção de até 12 litros por vaca, que tem sofrido com mão de obra mal qualificada, sendo que o mesmo ocorre nos sistemas confinados.

3- O que acha que falta no setor?

Falta gestão. Muitos produtores vão "tocando" sem ter objetivos e metas definidos para seu próprio negócio, principalmente os relacionados com os resultados econômicos (lucro). Falta ainda assistência técnica adequada e articulação entre os próprios produtores.

4- O que espera da pecuária leiteira brasileira a curto prazo (5 anos)?

Continuaremos crescendo, principalmente pelos vários programas de incentivo à atividade leiteira. A demanda por produtos lácteos ainda é baixa e a tendência é de crescimento com o aumento da renda do brasileiro. Acredito que a IN 62 ajudará na profissionalização, como a IN 51 ajudou.

5- Quais são os pontos fortes da atividade leiteira brasileira?

O Brasil tem alguns pontos fortes, como: as condições climáticas, mercado interno deficitário e com possibilidade de crescimento e facilidade de aumento da produção de leite. Temos em média, baixos índices zootécnicos, tanto por animal quanto por área. Com ajustes no manejo e incorporação de tecnologias adequadas ao seu sistema, pode-se obter bons resultados.

6- Dica de sucesso ou frase preferida:
O sucesso da atividade leiteira ocorre quando o produtor pensa e avalia o sistema de produção como um todo.

7- Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais, e como o site lhe auxilia no dia-a-dia?
Para mim é a referência do que está acontecendo no setor. No site encontro matérias/artigos relacionadas à temas que abordo em minhas palestras.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Hermenegildo de Assis Villaça
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 04/04/2012

Prezada colega e amiga.
Seus artigos são sempre sérios e de alto gabarito: sendo sempre fonte de conhecimentos.

Vá em frente e aceite minhas congratulações.
De seu colega, admirador e amigo

Hermenegildo,
José Roberto Santos Patriota
JOSÉ ROBERTO SANTOS PATRIOTA

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 02/04/2012

Dra. Rosangela... Tudo o venha ser feito para nos conhecermos, nos entendermos como membros de uma cadeia alimentar integrada, onde todos possam estar ganhando em produção e qualidade de vida, parabens, boa sorte
José Humberto Alves dos Santos
JOSÉ HUMBERTO ALVES DOS SANTOS

AREIÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2012

Rosangela

Os seus artigos publicados aquí foram de grande utilidade para começarmos a mapear o setor.

Agora uma pergunta:

Porque não aprofundarmos em um levantamento dos produtores com mais de 500 litros?

Acho que o universo seria melhor e daria condições de começarmos a nos organizar e procurar um foco para evolução/organização.
Qual a sua dúvida hoje?