Produtor de leite e volume diário (Parte 2/3)

Classificando os produtores de leite pelo volume produzido diariamente, tem-se que maioria produz pouco leite e um percentual menor produz grande parte da produção nacional. Os estabelecimentos com produção de até 50 litros/dia representam 80% do total e esse grupo responde por 26% do volume de leite brasileiro. O estrato de 50 a 200 litros/dia é formado por 17% das propriedades e respondem por 39% da produção. Os produtores com mais de 200 litros/dia somam apenas 3% do total, porém a produção representa 35% do leite brasileiro. Por Rosangela Zoccal

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 1

Por Rosangela Zoccal - Embrapa Gado de Leite

Classificando os produtores de leite pelo volume produzido diariamente, tem-se que maioria produz pouco leite e um percentual menor produz grande parte da produção nacional. Na Tabela 1 se observa que os estabelecimentos com produção de até 50 litros/dia representam 80% do total e esse grupo responde por 26% do volume de leite brasileiro. O estrato de 50 a 200 litros/dia é formado por 17% das propriedades e respondem por 39% da produção. Os produtores com mais de 200 litros/dia somam apenas 3% do total, porém a produção representa 35% do leite brasileiro.


Tabela 1. Número de estabelecimentos e volume de produção de acordo com a quantidade de leite produzida diariamente.

Figura 1


Em vários eventos / momentos as lideranças e estudiosos do setor dizem que o Brasil tem um potencial enorme de crescimento da atividade leiteira e que vamos nos manter entre os principais países produtores e com capacidade de exportação. Quais produtores vão responder com maior crescimento da produção para atender a demanda do mercado interno e externo? Quem dará suporte aos pequenos produtores para aumentar a escala e a qualidade? O que os produtores, acima de 200 litros/dia, precisam para dobrar o volume produzido?
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 8
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

paulo miranda batista
PAULO MIRANDA BATISTA

JOAÍMA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/04/2012

sou produtor no vale do jequitinhonha,joaima,mg,a nossa media l/v/dia nao chega a 3 l...!!! temos otimo clima e boas terras mas...falta a açao da emater...!!!
Octavio Costa de Oliveira
OCTAVIO COSTA DE OLIVEIRA

NITERÓI - RIO DE JANEIRO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 02/04/2012

Cara Rosângela, a pergunta sobre raça no censo agropecuário foi testada em um teste-piloto do questionário, e o resultado não foi considerado adequado para justificar a pergunta no questionário geral.
paulo miranda batista
PAULO MIRANDA BATISTA

JOAÍMA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2012

minha querida Rosangela, gostaria de saber se realmente é possivel uma vaca gir leiteira produzir ...15.000 l/ano...!!!  como vemos nos resultados das provas leiteiras,inclusive da Embrapa...,adoro a raça gir,trabalho com ela a 12 anos (ins.art.) fazendo cruzamentos,mas...acho esses resultados tao utopicos...!nao seria uma propaganda negativa para essa maravilhosa raça ....?

                                                                    abraços
Rosangela Zoccal
ROSANGELA ZOCCAL

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 20/02/2012

Obrigada a todos pelos comentários



Joseph

Coloquei o volume de leite produzido, em percentual, porque os dados se referem a 2006. Acredito que o % nos dá uma idéia. A estimativa é de que em 2011 a produção tenha alcançado 32 bilhões de litros de leite.



Carlos

O IBGE não divulgou a raça dos rebanhos leiteiros, mas foi uma solicitação para que no próximo Censo essa informação seja considerada.

Acredito também que o maior crescimento da produção de leite virá do aumento da produtividade por animal e por área.



Marcelo

Concordo com seus pontos levantados e acredito que uns dos primeiros passos é conscientizar o produtor para a alimentação do rebanho, que de forma geral é inadequada em quantidade e qualidade.



Walter

Os dados do IBGE dão uma idéia da situação. Acredito que o número de produtores eficientes e  com volume acima de 500 litros são realmente poucos. Lembre-se de que você está em uma região onde a atividade apresenta os melhores indices.

Vou ver se consigo os dados exclusivo para o Estado do Paraná para uma avaliação mais detalhada.



Abraço
Walter Jark Flho
WALTER JARK FLHO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/02/2012

Prezada Rosangela !  É óbvio que tua fonte não pode ser contestada. Entretanto, me arrisco em dizer que deveria haver uma revisão. 8792 produtores com mais de 500/l/dia ,considerando o Brasil ,é muito pouco. Como tambem acho pouco que estes produtores sejam responsáveispor apenas 16% da produção. Sou do Paraná ,e estou numa região (norte pioneiro que você conhece) de menor produção e produtividade do estado. Nossa região representa apenas 4,8% da produção do estado, e estou num municipio com mais de 400 produtores de leite com uma produção aproximada de 40000 litros dia. Deste total ,80% dos produtores ,produz até 50 l/dia. O volume produzido representa em torno 25 a 30% da produção total. Até aqui  estes números não diferem muito do que você apresenta. Por outro lado, menos de 10% de produtores com mais de 500l/dia representam de 60 a 70% da produção. Não acredito ser um fato isolado. O crescimento da produção na região (e acredito que no Brasil tambem) se deve ao aumento da produção de um grupo de produtores que se especializaram. Isto é fácil de entender porque o número de produtores está diminuindo  e a produção aumentando.

Meus argumentos tem como base alguns dados do Paraná e uma experiência (bastante limitada) em uma região. Entretanto, volto a repetir, acho o número de 8792 com mais de 500litros ,um número muito pequeno.

Walter
Marcelo R. Martins
MARCELO R. MARTINS

ALFENAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/02/2012

1) Como 97% dos produtores respondem por 65% da produção (produzem até 200 L/dia) e nesses é que temos as médias L/Vaca.dia menores, creio que nesses produtores temos o maior potencial de resposta, até porque o custo para sair do negócio é elevado e nessa categoria estão os agricultores familiares.

2) O suporte em MG é dado principalmente pela Emater MG, que está viabilizando um programa de gestão de propriedades leiteiras, em conjunto com a SEAPA MG - o Minas Leite, que já atende a 1.000 propriedades e vem ampliando ano a ano. Também há outros programas como o Balde Cheio e o Educampo que atendem.

3) Para dobrar o volume no estrato > 200 L/dia, vejo que um caminho é melhorar a média L/vaca total, pois há muitas propriedades com baixa eficiência reprodutiva, resultando em baixo % de VL.
Carlos Marcelo Saviani
CARLOS MARCELO SAVIANI

EM 13/02/2012

O IBGE levantou tb o numero de vacas e o tipo/nivel de tecnologia adotada para a producao de leite em cada segmento? O potencial de crescimento virá principalmente da capacidade de ampliacao da producao por cabeca (genetica+tecnologia adotada) e nem todos os produtores terao conhecimento tecnico e folego financeiro para faze-lo.  
Joseph Crescenzi
JOSEPH CRESCENZI

ITAIPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/02/2012

Espero que na última edição irá demonstrar o total do volume diário em cada categoria.
Qual a sua dúvida hoje?