Nestlé arrenda a maior unidade da Parmalat

A Laep Investments, que controla a Parmalat, deveria anunciar ainda ontem à noite o arrendamento de sua maior fábrica, localizada em Carazinho (RS) para a suíça Nestlé. As duas empresas vinham negociando desde o começo do ano e inicialmente a intenção da Nestlé era comprar a unidade. Mas questões jurídicas fizeram a multinacional adiar o plano de concretizar a aquisição, segundo apurou o Valor.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

A Laep Investments, que controla a Parmalat, deveria anunciar ainda ontem à noite o arrendamento de sua maior fábrica, localizada em Carazinho (RS) para a suíça Nestlé. As duas empresas vinham negociando desde o começo do ano e inicialmente a intenção da Nestlé era comprar a unidade. Mas questões jurídicas fizeram a multinacional adiar o plano de concretizar a aquisição, segundo apurou o Valor. Procurada, a Nestlé não foi localizada até o fechamento desta edição. A assessoria da Laep preferiu não se manifestar.

Pelo que foi acertado, a Nestlé irá arrendar, com opção de compra, a fábrica de Carazinho. As pendências jurídicas se devem ao fato de que a Parmalat Brasil ainda se encontra em recuperação judicial, por isso a venda do ativo em Carazinho depende de autorização judicial.

Na unidade de Carazinho - a maior da Parmalat no país - são fabricados leite longa vida, leites especiais, leite em pó, leite condensado e creme de leite. Com a fábrica gaúcha, que tem capacidade para processar 1,6 milhão de litros de leite por dia, a Nestlé avança em seu projeto de ampliar a participação no mercado nacional de lácteos. Este ano, a empresa suíça, que faturou R$ 15 bilhões no ano passado no Brasil, entrou no segmento de leite longa vida premium.

Carazinho é tida como o ativo mais importante da Parmalat. Além das boas condições, a unidade é bem localizada e está numa importante bacia leiteira do país. A unidade está a 90 quilômetros de Palmeira das Missões (RS), onde a Nestlé instalou uma unidade para produção de leite pré-condensado (desidratado).

O presidente da Nestlé, Ivan Zurita, vinha afirmando desde o ano passado que a empresa suíça faria novas aquisições no país. Há duas semanas, disse que a Nestlé realizava "due diligences" em dois ativos no país. No ano passado, a companhia já havia adquirido a Água de Santa Bárbara, no segmento de águas.

A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Luís Carlos da Rosa Soares
LUÍS CARLOS DA ROSA SOARES

SANT'ANA DO LIVRAMENTO - RIO GRANDE DO SUL

EM 21/07/2009

A bacia leiteira do RS, tem capacidade de aumentar ainda mais a sua produção, é só ter capacidade industrial, portanto é melhor que fique no RS, me perdoe o estudante Marcos, mas o mesmo não sabe o que esta falando. Não é Gaúcho.
PAULO HENRIQUE BASSAN
PAULO HENRIQUE BASSAN

CHAPECÓ - SANTA CATARINA - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 21/07/2009

A bacia leiteira do RS é responsável pela aquisição da marca pela Nestlé. Portanto por questões de logística, o melhor é ficar no RS.
Helio F Silva
HELIO F SILVA

GRAVATÁ - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/07/2009

Parabéns a Nestle. Uma empresa em destaque no mercado e sempre em alta.
MARCOS
MARCOS

GRAVATAÍ - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 17/07/2009

Poderia a produção da fábrica de Carazinho ser deslocada para Guaratingueta, inclusive com a expansão desta unidade? A Parmalat já anunciou inauguração desta unidade:
http://www.guaratingueta.sp.gov.br/novo/index.php?sitesig=PMGUARA&ref_noticia=26310

Acredito que por questões fiscais do estado de SP é mais vantajoso produzir dentro do estado ao invés de trazer o produto do RS.
Qual a sua dúvida hoje?