"A subsidiária brasileira da Nestlé tem 25 iniciativas no cronograma de inovações do portfólio de produtos para 2019, um aumento em relação aos 20 projetos conduzidos no ano passado, sendo a maioria voltada para produtos naturais", disse o vice-presidente de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil, Frank Pflaumer.
Como outros fabricantes de alimentos embalados, a empresa, famosa no Brasil por produtos como chocolate em pó Nescau e barras Kitkat, reconhece uma transição global da preferência de consumidores por alimentos mais saudáveis. A Nestlé Brasil destinou 400 milhões de reais para inovação nos últimos cinco anos, acrescentou Pflaumer.
Ele se recusou a fornecer estimativas para os desembolsos nos próximos anos, mas comentou que é improvável que investimentos nessa direção sejam reduzidos.O executivo afirmou que os esforços da Nestlé já permitiram ao grupo cortar mais de 14 mil toneladas de açúcar, 5 mil toneladas de gorduras saturadas e 300 toneladas de sódio do processo de fabricação no Brasil desde 2014.
No ano passado, a Nestlé abriu um novo laboratório de garantia de qualidade e lançou sua primeira linha de alimentos orgânicos no Brasil. “Produzir organicamente não é a parte mais difícil, o mais desafiador é produzir organicamente em grande escala”, disse Pflaumer, acrescentando que a Nestlé está prestes a ampliar seu portfólio com quatro sabores de uma nova papinha orgânica para bebês em maio.
"Parcerias com startups, incluindo o aplicativo de entregas colombiano Rappi, também estão em andamento, à medida que a empresa busca novas formas de levar produtos aos consumidores", contou o executivo. Questionado sobre possíveis aquisições, Pflaumer disse que a Nestlé está monitorando todas as oportunidades no mercado brasileiro, mantendo o foco nas quatro áreas de negócios mundialmente prioritárias: café, pet care, nutrição infantil e água". Não há orçamento fixo para inovação. (Acordos) podem acontecer”, acrescentou.
Além disso, a Nestlé acaba de lançar uma calculadora que permite saber quanto do total da recomendação diária* de açúcar está sendo ingerido em produtos, receitas ou adicionado a bebidas, e dá dicas para que cada pessoa faça boas escolhas alimentares, ajudando a ingerir o nutriente de forma equilibrada.
Ao acessar o site do programa Nestlé Vidas Mais Saudáveis, basta selecionar a ferramenta de cálculo da quantidade de açúcar. O internauta será direcionado à uma página específica, com navegação intuitiva, que ajuda a traduzir a informação de açúcares descrita no alimento para facilitar o entendimento do que se está consumindo. “A grande funcionalidade da ferramenta é mostrar quanto da recomendação diária de açúcar já é atendida com o alimento, receita ou produto que está sendo ingerido”, ressalta a gerente de Nutrição da Nestlé Brasil, Juliana Lofrese.
A calculadora de açúcar é uma das iniciativas do programa Nestlé Vidas Mais Saudáveis, que traz vídeos, artigos, história sobre a jornada de nutrição da Nestlé e que tem como objetivo informar e dar autonomia ao consumidor para que tenha visão crítica e faça escolhas mais conscientes. No ano passado, a companhia lançou a versão da calculadora de sódio, com o mesmo raciocínio da ferramenta de açúcar, e que pode ser consultada no mesmo site.
Fora do Brasil, a Nestlé tem sido bastante ativa em aquisições de outros negócios. Em 2018, a empresa suíça comprou participação majoritária na companhia equatoriana de alimentos naturais e orgânicos Terrafertil, após uma série de acordos nos EUA, incluindo a Blue Bottle Coffee, a Chameleon Cold-Brew Coffee, o grupo de alimentos vegetarianos Sweet Earth e o negócio de refeições prontas Freshly.
As informações são da revista Reuters e do portal Mundo do Marketing.