NE: concurso vai eleger o melhor queijo coalho

Representantes de todos os estados nordestinos vão disputar, nesta quarta-feira (17), em Fortaleza, o título de fabricante do melhor queijo da região. A disputa acontece durante o Pecnordeste - XIII Seminário Nordestino de Pecuária.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Representantes de todos os estados nordestinos vão disputar, nesta quarta-feira (17), em Fortaleza, o título de fabricante do melhor queijo da região. A disputa acontece durante o Pecnordeste - XIII Seminário Nordestino de Pecuária.

No Ceará, a agroindústria do queijo artesanal apresenta destacada importância e, só na região do Jaguaribe, existem cerca de 400 produtores de queijo coalho. Os dados são da Associação dos Produtores de Leite e Derivados do município, que estima o uso de 40 mil a 50 mil litros de leite por dia na fabricação desse tipo de queijo.

O queijo coalho é um dos elementos que dão identidade cultural ao povo nordestino e figura entre as iguarias típicas da culinária regional. Com um tipo de produção simples, o seu processo de fabricação é baseado na coagulação do leite e na prensagem da massa. O consumo pode ser fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais.

Por isso, é grande a expectativa para o concurso, uma disputa que acontece durante o Festival Gastronômico que pretende mostrar, na prática, as mais variadas formas de uso desse produto que se consolida como um dos mais versáteis ingredientes da culinária tipicamente nordestina.

As informações dão da Agência Sebrae de Notícias, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rômulo Messias Diógenes Lima
RÔMULO MESSIAS DIÓGENES LIMA

MARACANAÚ - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 20/06/2009

O queijo representa para o Ceará um produto importantissimo para agregar valor ao leite, e sem dúvida Jaguaribe sustenta bem essa caracteristica de uma cidade leiteira e que condiciona qualidades sensoriais excelentes ao queijo de coalho.
Provar do queijo do Ceará é compensatório e saudável.
Parabens aos produtores.
Sandro Magno de M. Potenciano
SANDRO MAGNO DE M. POTENCIANO

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/06/2009

Parabens a todos organizadores e também divulgadores deste evento, pois além de saboroso, este queijo é uma ótima fonte de renda para a população do Nordeste, e são atitudes assim que alavancam o crescimento do nosso setor de forma sustentável e segura.
Que isto sirva de estimulo e exemplo para nós, e que possamos criar e melhorar ainda mais o sabor dos nossos produtos.

Abraços a todos.
Qual a sua dúvida hoje?