MT: iniciativas na região norte diversificam economia

Apesar da pecuária e a base florestal ainda ser dominante na divisa de Mato Grosso com o Pará, as iniciativas de qualificação e incentivo de instituições na região de Alta Floresta (803 Km ao norte de Cuiabá) tem formatado novas oportunidades. Com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e do Sebrae/MT, empresários da cidade e municípios do seu entorno (como Nova Canaã do Norte, Carlinda e Peixoto de Azevedo) começam a investir em um pólo de confecções e no valor agregado do leite e da mineração.

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Apesar da pecuária e a base florestal ainda ser dominante na divisa de Mato Grosso com o Pará, as iniciativas de qualificação e incentivo de instituições na região de Alta Floresta (803 Km ao norte de Cuiabá) tem formatado novas oportunidades. Com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e do Sebrae/MT, empresários da cidade e municípios do seu entorno (como Nova Canaã do Norte, Carlinda e Peixoto de Azevedo) começam a investir em um pólo de confecções e no valor agregado do leite e da mineração.

A indução ao desenvolvimento e orientação aos empreendedores da região terá impulso com Centros de Atendimento ao Empresário, inaugurados na semana passada em toda a região Norte de Mato Grosso - nas cidades de Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Peixoto de Azevedo e Terra Nova.

Em visita na última sexta-feira (31) a Nova Canaã, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT e secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, recebeu projeto do proprietário do Laticínio Marajoara do Norte, Eurípedes 'Nenê', para ampliar sua planta e produzir leite em pó, soro em pó para achocolatado, creme de leite e leite condensado. O empresário diz que novos produtos são necessários, pois há um "problema da matéria-prima que é o soro em pó, que está sendo jogado fora e dando problema para o meio ambiente". Neste mês, ele fechou faturamento com leite longa vida em R$ 4,601 milhões, mesmo na entressafra. Ele diz que Mato Grosso tem demanda para o tipo de leite e que solicitou ao secretário uma forma de vencer a logística para comercializar em outros Estados.

O consumo tem avançado, afirma Eurípedes. A venda de leite longa vida no primeiro semestre de 2009 aumentou 66% em relação ao mesmo período do ano passado. Ele incentiva a agricultura familiar, ao ter como fornecedores 1.572 produtores de nove municípios da região.

As informações são do DCI - Diário do Comércio, Indústria & Serviços, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
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