O governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), firmou nesta quarta-feira (9), uma parceria inédita de cooperação técnica, voltada ao desenvolvimento da pecuária leiteira na região sul do Estado. O compromisso foi celebrado entre o executivo estadual e a Cooperativa Agroindustrial (Coopagril) e Organização das Cooperativas Brasileiras no MS (OCB/MS).
Segundo a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a parceria visa estimular e apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da pecuária leiteira no Estado. Contudo, neste primeiro momento, os trabalhos ficaram focados na região sul do Estado, onde a Copagril atua como compradora de leite.
"Queremos fortalecer esta cadeia, incentivando a organização dos produtores e promovendo melhorias nas condições de manejo sanitário e nutricional dos rebanhos", destaca a secretária, lembrando que o governo estadual receberá do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), recursos da ordem de R$ 6 milhões para adequação e melhorias na Agraer. "Ontem foram liberados os primeiros R$ 3 milhões destes recursos", adiantou.
O diretor presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, revelou que a intenção da cooperativa - que recebe diariamente em torno de 20 mil litros de leite de aproximadamente 700 produtores na região, sendo destes, 40% associados - é ampliar o número de cooperados e a captação. Um dos focos da Copagril será os assentamentos rurais, onde já há bons resultados, vocação e empenho na atividade leiteira.
Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, que conduzirá os trabalhos de difusão da cooperação técnica na bacia leiteira, a identificação da demanda de novos resfriadores, os trabalhos de assistência técnica e a elaboração de propostas e projetos de pecuária leiteira, poderão trazer reflexos positivos a sustentabilidade aos 72 mil agricultores familiares do Estado, já que o leite é uma atividade promissora em pequenas propriedades.
Levar o projeto para as demais bacias produtoras do Estado é justamente o interesse da OCB/MS. O presidente da entidade, Celso Régis, acredita que a cooperação técnica, que abrange todos os elos da cadeia produtiva, fortalecerá o tripé "produtor-tecnologia-mercado", e ainda, promoverá a profissionalização da atividade. "Nosso desafio é organizar os produtores e levar as demais bacias as experiências bem sucedidas deste processo", conta.
Com importantes projetos de assentamento rural instalados, logística favorável e já com resultados positivos na captação de leite, grandes indústrias lácteas nacionais apostam no desenvolvimento da bacia sul-mato-grossense. Um exemplo deste interesse foi constado com a presença do diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella, na assinatura do termo de comemoração.
As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
MS: parceria de cooperação técnica fortalece cadeia
O governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), firmou nesta quarta-feira (9), uma parceria inédita de cooperação técnica, visando estimular e apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da pecuária leiteira no Estado.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.