MilkPoint promove debate inédito com laticínios em SP

O MilkPoint realizará no dia 6 de novembro, durante a Feileite, promovida pelo Agrocentro, um workshop que discutirá a organização da cadeia produtiva do leite no país. O objetivo do evento é analisar as questões que definem a nossa competitividade como grande produtor mundial e exportador de lácteos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O MilkPoint realizará no dia 6 de novembro, durante a Feileite, promovida pelo Agrocentro, um workshop que discutirá a organização da cadeia produtiva do leite no país.

O objetivo do evento é analisar as questões que definem a nossa competitividade como grande produtor mundial e exportador de lácteos. O país começou a exportar quando havia uma situação cambial favorável, principalmente a partir de 2001; mais recentemente, o real se valorizou, reduzindo nossa competitividade, mas, em contrapartida, os preços dos lácteos subiram no mercado externo, colocando o Brasil em condições de competir novamente.

No cenário atual, o Real está valorizado e os preços dos lácteos recuaram, de forma que será preciso repensar nossa competitividade: onde podemos melhorar? Como se organizou o setor lácteo de países eficientes na exportação? O que fizeram outros segmentos do agronegócio que são competitivos?

Estas são algumas das questões que serão discutidas. À tarde, o evento terá um debate inédito com a participação de dirigentes de 3 laticínios influentes: DPA, Itambé e Tirolez, além de lideranças setoriais. "Será um evento de grande relevância para o setor e estamos muito satisfeitos de poder realizá-lo", disse Marcelo P. Carvalho, coordenador do MilkPoint.

Veja abaixo a programação prévia. As inscrições custarão R$ 50,00 e serão abertas em breve.

A DPA é a patrocinadora máster e as empresas BRF - Brasil Foods, Bom Gosto, Tetra Pak, Tortuga, Elanco, Intervet Schering-Plough, DeLaval, QGN-Carbonor, GEA Farm Technologies já confirmaram o patrocínio do evento. Itambé, Tirolez, CBCL, CNA e Agrocentro apóiam o evento.

Programa*

8:00 - 9:00 horas - inscrições

09:00 - 9:10 horas - abertura

9:10 - 9:40 horas - Provocação inicial - O futuro do setor lácteo e os desafios que temos pela frente, Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da AgriPoint e coordenador do MilkPoint

9:40 - 10:30 horas - A organização do setor lácteo na Nova Zelândia: o que podemos aprender?, Airton Spies, Chefe do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri/CEPA-SC

10:30 - 11:00 horas - Milk break

11:00 - 12:00 horas - Exemplos de sucesso na organização das cadeias produtivas do agronegócio: o que o leite pode aprender com outros segmentos?, Fábio Ribas Chaddad, Universidade de Missouri, EUA

12:00 - 14:00 horas - almoço

Organização do setor: a visão dos laticínios sobre esse tema

14:00 - 14:30 horas - René Machado, gerente executivo de originação de leites da DPA

14:30 - 15:00 horas - Cícero Hegg, sócio-diretor dos Laticínios Tirolez

15:00 - 15:30 horas - Jacques Gontijo, presidente da Itambé

15:30 - 16:00 horas - Milk Break

16:00 - 18:00 horas - debate

Participantes: Airton Spies, Fábio Chaddad, René Machado, Cícero Hegg, Jacques Gontijo, Rodrigo S. Alvim

Entrevistadores: Otávio Farias, Alliance Commodities; José Humberto Alves dos Santos, produtor de leite em SP; Vicente Nogueira Netto, CBCL

Moderador: Marcelo P. Carvalho

Formato:

Primeira parte: cada participante fará uma pergunta a outro participante, mediante sorteio. Tempo da pergunta - 1 minuto, tempo da resposta - 3 minutos (30 minutos).

Segunda parte: cada entrevistador fará uma pergunta a dois participantes, também por sorteio (30 minutos).

Terceira parte: participação aberta ao público, inclusive aos entrevistadores - perguntas de 1 minuto e respostas de 3 minutos (30 minutos).

Quarta parte: considerações finais dos 9 participantes, 3 minutos cada (30 minutos)

* Programa sujeito à alteração
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 02/10/2009

Ilmo. Sr.
Marcelo Carvalho,
DD. Coordenador do MilkPoint

Não sei se posso, mas quero deixar aqui duas perguntas para este tão importante evento,quais sejam:

1-Não acham que uma das principais causas dos baixos preços recebidos pelos produtores de leite seja o excesso de produção? Tenho observado que a produção de leite aumentou muito nestes últimos tempos, não só pela melhoria genética dos nossos rebanhos como também da alimentação. Observo que hoje, numa propriedade muito pequena, já se tornou possível produzir muito leite,graças ao alto padrão genético dos animais e a uma boa nutrição.

2-Não acham que a única maneira de se aumentar o consumo de leite seria fazer promoções bem feitas dele? Digo bem feitas,para que possam concorrer com as propagandas dos refrigerantes,que são consumidos em enormes quantidades,principalmente pelas crianças e que nada alimentam?

Parabéns por este workshop tão importante.

Obrigado e atenciosamente,
Fernando Melgaço.
Nelson Jose Dantas Colen
NELSON JOSE DANTAS COLEN

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/09/2009

Parabens a MilkPoint pela iniciativa deste evento. Na verdade se nao forem tomadas iniciativas como deste debate que, pela qualidade intelectual dos participantes deverá ser brilhante e com fundamentos, o setor leiteiro na Brasil estará fadado à falencia e os produtores que não suportam mais produzir sem a devida remuneraçao, endividados ao ponto de perderem suas propriedades.

Parabéns Marcelo e equipe MilkPoint.
Qual a sua dúvida hoje?