MilkPoint de olho nas redes (#7): 'escolhemos o compost barn pensando no bem-estar dos animais'

O produtor de leite e leitor do MilkPoint @gavaia compartilhou no Instagram do MilkPoint vídeos e fotos mostrando o funcionamento do compost barn na @casadeleite, esta, que escolheu o sistema produtivo com base em definições de bem-estar animal que vão de acordo com os valores que eles prezam na produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 10

O produtor de leite e leitor do MilkPoint @gavaia compartilhou no Instagram do MilkPoint vídeos e fotos mostrando o funcionamento do compost barn na @casadeleite, esta, que escolheu o sistema produtivo com base em definições de bem-estar animal, item que vai de acordo com os valores que eles prezam na produção. Segundo Fernando Gavaia, incentivar o contato e a convivência das vacas em sociedade e estimular a interação e a competitividade saudável entre os animais, fornece ao rebanho o que seria mais próximo de um “ambiente natural” - com luz do sol, vento natural, paisagem, entre outros.  

“A cama onde descansam as vacas é de serragem de pinus e normalmente é trocada de acordo com a qualidade e teor de umidade, juntando com a oportunidade de venda do composto. Cada vaca desfruta de 12 m² de cama para si, espaço suficiente para seu relaxamento completo sem rigidez de posicionamento. Ao todo são 2.000 m² de cama que abrigam 170 vacas em lactação. A estrutura do compost barn é planejada de forma que permite que o gestor da fazenda divida as vacas em até oito lotes".

Hoje a Fazenda Bistrô Casa de Leite opera com seis lotes de produção, sendo eles:

  • pós-parto de multíparas;
  • pós-parto de novilhas;
  • lote primípara;
  • lote A;
  • lote B e;
  • lote C. 

compost barn
Animais da Casa de Leite, a fazenda 'bistrô' instalados no compost barn

Ao todo são 16 ventiladores que mantém o galpão arejado, as vacas refrescadas e a cama seca. “Para a manutenção da cama a mesma é ‘mexida’ três vezes ao dia, obedecendo o horário das ordenhas. No galpão da Casa de Leite, chamado pela equipe da fazenda de ‘spa’, as vacas contam também com aspersores em toda linha de cocho, que ajudam a garantir uma temperatura interna sempre 20-25% menor que a temperatura externa. Índice medido diariamente em uma rotina de controle de bem-estar animal”.

compost barn

Segundo Gavaia, o bom resultado alcançado na fazenda não é oriundo apenas das escolhas estruturais, mas, de uma gestão eficiente em que o bem-estar animal é constantemente monitorado. “Temperatura e umidade de cama, temperatura ambiente, limpeza das vias, ruminação e uma série de outros índices nos dizem se o bem-estar que nos propusemos a oferecer está sendo diariamente cumprido. Ver essa paisagem logo de manhã nos enche de orgulho e nos faz enxergar que temos feito um excelente trabalho. E temos uma grande gratidão por todos que já nos ajudaram, que nos ajudam e que sonham junto com o time Casa de Leite”, concluiu.

Equipe Casa de Leite
Equipe Casa de Leite

E você? Vem trabalhando com alguma ação na fazenda na qual os resultados estão impactando na produção de leite? Se sim, compartilhe conosco por meio do e-mail contato@milkpoint.com.br ou envie suas fotos e vídeos pelo Direct do Instagram. A nossa equipe agradece desde já essa importante troca wink

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 10

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

RODRIGO DE CASTRO BERNARDES
RODRIGO DE CASTRO BERNARDES

EM 06/02/2019

100%das vacas estão deitadas em pleno calor com temperatura externa de 40 graus!!
Isto é conforto.
waldeir garcia
WALDEIR GARCIA

HORTOLÂNDIA - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 06/02/2019

Muito Bom !
Qual a sua dúvida hoje?