MG: Uberaba poderá entrar no "Queijo Minas Artesanal"

Apresentando dados que justificam a solicitação, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) encaminhou correspondência ao deputado estadual Adelmo Carneiro Leão para inserir Uberaba no Programa Queijo Minas Artesanal. Uma parcela expressiva de produtores tradicionalmente processa e/ou industrializa leite em suas propriedades rurais, transformando em queijos, requeijões, manteiga, doces, etc. Esses são alguns dados que constam no documento, justificando a inclusão do município no Programa.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Apresentando dados que justificam a solicitação, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri) encaminhou correspondência ao deputado estadual Adelmo Carneiro Leão para inserir Uberaba no Programa Queijo Minas Artesanal. Uma parcela expressiva de produtores tradicionalmente processa e/ou industrializa leite em suas propriedades rurais, transformando em queijos, requeijões, manteiga, doces, etc. Esses são alguns dados que constam no documento encaminhado pela Sagri ao parlamentar, justificando a inclusão do município no Programa Queijo Minas Artesanal, do governo estadual, do qual participam as regiões de Araxá, Canastra, Cerrado e Serro, contemplando até os municípios vizinhos de Conquista e Sacramento.

Ainda no documento, o titular da Sagri, José Humberto Guimarães, destaca que mais de 200 pequenos e microprodutores da agricultura familiar têm na produção artesanal de queijos sua única fonte de renda. Ele cita também que o município mantém, por meio da Sagri, uma ampla assistência zootécnica, agronômica e gerencial, com cerca de 500 projetos implantados em pequenas propriedades rurais na área de manejo alimentar a pasto com o pastejo rotacionado.

Ainda justificando a inclusão de Uberaba no programa, destaca-se que a Sagri está na quarta edição do Programa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), adquirindo grande quantidade de leite de 239 pequenos produtores do município, que é transformada em iogurte, queijo, requeijão e manteiga, produtos que são distribuídos para 88 instituições assistenciais, assistindo nove mil pessoas carentes entre idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. Além disto, a prefeitura criou o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM), que já cadastrou e faz a inspeção e monitoramento de 22 pequenos empreendedores, a maioria deles pequenos produtores artesanais de queijos minas frescal e demais derivados do leite.

As informações são do Jornal de Uberaba, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?