MG: Leite pela Vida é estendido por mais dois anos

O programa Leite fome zero - Um leite pela vida - está garantido por mais dois anos. Isso porque o Idene - Instituto de desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas e o ministério do Desenvolvimento Social - MDS, assinaram convênio para a continuidade do programa no período de agosto de 2009 a julho de 2011.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

O programa Leite fome zero - Um leite pela vida - está garantido por mais dois anos. Isso porque o Idene - Instituto de desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas e o ministério do Desenvolvimento Social - MDS, assinaram convênio para a continuidade do programa no período de agosto de 2009 a julho de 2011.

O convênio prevê um investimento de R$ 127.177.674,00 para garantir a distribuição do leite em 193 municípios do Norte e Nordeste de Minas. A contrapartida do Estado é de R$ 33.171.924,00. Atualmente, o Leite pela Vida distribui, gratuitamente, 151,5 mil litros de leite por dia para famílias que possuem crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, nutrizes e idosos.

De acordo com Walter Adão, diretor geral do Idene, a continuidade do programa comprova que a metodologia estabelecida pelo Governo de Minas Gerais, priorizando a compra do leite de pequenos produtores, está aprovada. "Além de gerar emprego e renda, com a compra local do leite no segmento da agricultura familiar, contribuindo para o fortalecimento do pequeno produtor de leite, bem como de cooperativas e laticínios locais, o programa ainda colabora no sentido de diminuir a vulnerabilidade social, combatendo a fome", ressalta.

Outra novidade é que o Programa Leite pela Vida, iniciará a distribuição de sementes de sorgo para cerca de 4 mil pequenos produtores rurais. A iniciativa é uma ação complementar do programa, para auxiliar na alimentação do gado leiteiro. O diretor de programas e projetos do Idene, Carlos Fernando Amaral, explica que uma das grandes dificuldades do pequeno produtor de leite é a alimentação do gado no período de estiagem. "O capim fica inviável para alimentar o gado, mas o sorgo resiste à seca. Ou seja, com esse complemento estamos evitando que haja baixa na produção de leite e consequente desabastecimento, por falta de alimento para os animais".

As informações são do jornal O Norte de Minas, adaptadas e resumidas pela Equipe Milkpoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Caio Jadson Alves de Figueiredo
CAIO JADSON ALVES DE FIGUEIREDO

ALMENARA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/09/2009

Sempre acreditei que o programa "LEITE FOME ZERO-UM LEITE PELA VIDA", é um ótimo programa, que mescla ação social com geração de renda.
Entendo que o ato da assinatura do novo convenio por este período, traz certa estabilidade aos produtores de leite que fornecem o seu produto para este programa, as cooperativas e os laticínios participantes do mesmo, assim como as familias que se beneficiam com a distribuição deste leite.

Entretanto não podemos esquecer que o preço pago aos laticínios e cooperativas que captam, beneficíam e distribuem este leite, precisa ser reajustado, haja visto que o preço pago por este serviço está sem reajuste desde o início do programa, ou seja, desde março de 2004, e desde então tivemos aumentos expressivos em todos os produtos e serviços que entram na composição destes custos.

Caio Figueiredo.
Diretor Presidente
COOPLEAL, Cooperativa de Produtores de Leite do Baixo Jequitinhonha Ltda.
DARLANI  PORCARO
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/09/2009

Precisamos estender esses tipos de programas para todo o Brasil,pois, além de incentivar o consumo ,contribuindo com a saúde do povo , ajuda o produtor a melhorar a alimentação de seu gado ,cortando um pouco do custo do leite.
Qual a sua dúvida hoje?