ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manteiga já era produzida há 2,5 mil anos, segundo peça da Idade do Ferro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Durante explorações em Loch Tay, um lago na Escócia, arqueólogos encontraram o que parecia ser uma travessa de madeira da Idade do Ferro. Agora, após diversos estudos, ficou clara origem do artefato.

Inicialmente encontrada no fundo do lago escocês, a peça ainda carrega vestígios de um laticínio que, durante os estudos, foi classificado como sendo de origem bovina. Restava descobrir qual era o produto guardado no pote.

manteiga produzida há 2,5 mil anos
Prato de madeira utilizado para a produção de manteiga - Divulgação/Scottish Crannog Centre

Segundo Rich Hiden, arqueólogo do Scottish Crannog Centre, o mistério foi solucionado através do padrão de furos no fundo do prato. Nesse sentido, eles sugerem que a peça foi usada durante o processo de produção de manteiga.

“Este prato é valioso de várias maneiras”, afirma Rich. “[A peça] nos ajuda a identificar como era a vida nas crannogs”, explica, citando as pequenas casas elevadas nas quais os antigos habitantes de Loch Tay moravam há 2,5 mil anos.

Ainda de acordo com o especialista, a preservação do artefato só foi possível “devido às fantásticas condições anaeróbicas” encontradas no fundo do lago. Ele conta que, com “muita luz, oxigênio ou bactérias para decompor qualquer coisa orgânica, você obtém esse tipo de ambiente selado” no qual a peça foi mantida por décadas.

Quer ficar por dentro do mundo lácteo por meio de um formato diferente? Siga o nosso canal no YouTube e acompanhe as nossas publicações! Vamos amar ver você por lá heart

As informações são do portal UOL.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint