Indústrias assinam declaração sobre mudança climática

No dia 24 de setembro, a indústria de lácteos fez história assinando o <i>Global Dairy Agenda for Action</i> durante o <i>World Dairy Summit</i> em Berlim, na Alemanha. Assinado por sete organizações, em nome de associações de lácteos e companhias do mundo todo, a <i>Global Dairy Agenda for Action</i> é um compromisso da indústria de reduzir as emissões de carbono como parte de sua contribuição para ajudar a reduzir o aquecimento global.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

No dia 24 de setembro, a indústria de lácteos fez história assinando o Global Dairy Agenda for Action durante o World Dairy Summit em Berlim, na Alemanha.

Assinado por sete organizações, em nome de associações de lácteos e companhias do mundo todo, a Global Dairy Agenda for Action é um compromisso da indústria de reduzir as emissões de carbono como parte de sua contribuição para ajudar a reduzir o aquecimento global.

A indústria global de lácteos tem um interesse compartilhado com governos e a comunidade global para produzir alimentos nutritivos hoje e para as futuras gerações, de forma sustentável. A declaração também busca o suporte de políticos para fornecer um ambiente político regulador que apoie e que reconheça as importantes contribuições econômicas, sociais e ambientais da indústria de lácteos.

"Essa Agenda for Action representa um nível sem precedentes de cooperação através das fronteiras nacionais e junto com a cadeia de fornecimento de lácteos", disse o diretor da Arla Foods, Povl Krogsgaard, em nome da Global Dairy Platform. "A comunidade global de lácteos e seus parceiros têm unido recursos, conhecimentos e projetos em busca de um futuro mais sustentável".

"Da produção de ração para as vacas leiteiras ao processamento, embalagem e distribuição de leite, muitos elementos contribuem para o compromisso da indústria de lácteos de reduzir as emissões de gases de efeito estufa", disse o presidente da Federação Internacional de Lácteos (IDF, da sigla em inglês). "Faz sentido reduzir as emissões dos gases de efeito estufa - isso economiza dinheiro e melhora a eficiência de produção. Essa iniciativa encoraja e divide novas e inovadoras tecnologias e práticas para incluir eficiências de energia em nossas fazendas, pelos processadores de alimentos e em nossos depósitos".

Buscando facilitar os esforços da indústria para reduzir os gases de efeito estufa e promover o fornecimento sustentável de longo prazo de leite e produtos lácteos, a Global Dairy Agenda for Action é um compromisso de cinco pontos que inclui:

- Promover o desenvolvimento de um sistema padrão de metodologia para avaliar as pegadas de carbono do leite e dos produtos lácteos baseado em dados científicos;
- Promover a adoção de melhores práticas mundiais dentro do setor global de lácteos;
- Avançar no estabelecimento de ferramentas para facilitar a medida e o monitoramento das emissões nas fazendas e nas processadoras de lácteos;
- Promover a melhoria do entendimento dos produtores das emissões agrícolas e oportunidades de reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas fazendas;
- Apoiar o compartilhamento de informações e ajustar os esforços de pesquisa para desenvolver tecnologias de mitigação custo-efetivas para aplicações nas fazendas e nas plantas de processamento.

A declaração foi assinada por Eastern and Southern African Dairy Association (ESADA), European Dairy Association (EDA), Federação Pan-americana de Lácteos (FEPALE), Global Dairy Platform (GDP), International Dairy Federation (IDF), International Federation of Agriculture Producers (IFAP) e Sustainable Agricultural Initiative Platform (SAI Platform).

Os participantes já começaram a tomar ações em áreas como redução das emissões, eficiência no uso da energia, eficiência no transporte, redução nas perdas de leite e produtos lácteos, eficiência no uso de recursos e análises do ciclo de vida e administração. Essas atividades individuais não são especificamente definidas na declaração, mas continuam sendo iniciativas importantes para a indústria de lácteos no mundo todo.

A Global Dairy Agenda for Action pretende ser um documento vivo e comprometido, e reportar o progresso de forma regular e transparente. O primeiro relatório será feito 24 meses após a data da assinatura do documento, em 24 de setembro, e bianualmente depois disso.

A reportagem é do Dairy UK, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?