ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indicado por Blairo Maggi, presidente da Embrapa é exonerado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

O conselho de administração da Embrapa decidiu demitir o presidente da estatal, Sebastião Barbosa, após o presidente Jair Bolsonaro ter declarado que era preciso mudar a gestão da empresa, em reunião recente com a bancada ruralista.

A destituição de Barbosa do comando da Embrapa foi deliberada ontem pelo conselho da Embrapa e publicada na edição desta última quarta-feira do "Diário Oficial da União". Para o cargo de presidente interino, foi designado o atual diretor de Pesquisa da estatal, Celso Moreti, que é servidor de carreira da empresa há 25 anos.

Fontes do setor vinham manifestando insatisfação com a gestão de Barbosa, que estava à frente da Embrapa desde o fim do ano passado, após vencer um disputado processo de seleção que contou com 16 candidatos.

A queixa teria chegado a Bolsonaro após conversas com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Barbosa chegou à presidência da estatal bancado pelo então ministro Blairo Maggi e o presidente do conselho de administração da da Embrapa à epoca, Eumar Novacki. "Ainda não tem nome. Vamos entrar num processo de seleção. Já tem um presidente [interino] que é da diretoria da Embrapa. Vamos fazer tudo com muita calma", afirmou hoje a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, após recepcionar os ministros de Agricultura dos BRICS, que estão em Brasília para reunião preparatória para a reunião da cúpula do bloco que acontecerá em novembro no Brasil.

Ao Valor, o presidente do conselho da Embrapa, Fernando Amargo, que também é secretário de Inovação e Tecnologia do Ministério da Agricultura, explicou que a ministra solicitou a troca no comando da estatal ao colegiado, alegando que a gestão de Barbosa não estava alinhada com as diretrizes do atual governo. "Decidimos com base na manifestação da ministra", disse.

O conselho de administração da estatal é formado por membros dos ministérios da Agricultura, Economia e da Ciência e Tecnologia.

Camargo também revelou que, ao contrário do último processo de seleção que escolheu Barbosa para presidir a Embrapa, o novo comandante da estatal pode ser indicado diretamente pela ministra Tereza Cristina, como prevê a Lei das Estatais.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures