Índia: conferência da IFCN discute melhorias na qualidade do leite

Recentemente, durante o 7º Workshop Regional da IFCN realizado na cidade de Pune, na Índia, 80 especialistas em laticínios de mais de 55 organizações e empresas relacionadas a produtos lácteos discutiram a qualidade do leite e o potencial de exportações de lácteos da Índia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Recentemente, durante o 7º Workshop Regional da IFCN realizado na cidade de Pune, na Índia, 80 especialistas em laticínios de mais de 55 organizações e empresas relacionadas a produtos lácteos discutiram a qualidade do leite e o potencial de exportações de lácteos da Índia.

Figura 1A qualidade do leite na Índia está enfrentando desafios, incluindo contagens de células bacterianas e somáticas que atualmente estão muito acima dos padrões definidos na Europa ou nos EUA. Além disso, os participantes notaram que a contaminação com antibióticos e aflatoxinas são grandes desafios adicionais.

A conscientização geral e o conhecimento da qualidade do leite têm o potencial de serem desenvolvidos entre os consumidores e entre os membros da cadeia de fornecimento de leite, segundo se discutiu na conferência. “Ao ferver o leite, o que a maioria dos consumidores indianos fazem, eles assumem que os problemas de qualidade do leite podem ser resolvidos. Infelizmente, isso é apenas parcialmente verdadeiro”, disse Anders Fagerberg, presidente do IFCN.

Continua depois da publicidade

Torsten Hemme, diretor-gerente do IFCN, disse que a gestão da qualidade do leite tem que começar no nível da fazenda e tem que se mover ao longo da cadeia de fornecimento.

Continua depois da publicidade

Concluiu-se que para os padrões de qualidade utilizados na produção de leite cru e produtos lácteos progredirem, eles têm que ser definidos em conjunto pelo governo e pela indústria de laticínios. Isso deve estar baseado em uma sólida base científica, e não há razão para que isso não possa ser implementado imediatamente, segundo o que se discutiu na conferência.

Com o tempo, esses padrões podem ser melhorados gradualmente.

O IFCN explicou que um sistema de gestão de qualidade bem definido também melhorará a eficiência e a competitividade: a partir disso, os produtores locais de leite poderão competir com as importações e podem até mesmo olhar para as oportunidades de exportação de produtos lácteos.

Vale a pena ler também: 

FSSAI insiste que a contaminação do leite não é preocupante na Índia

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?